Eleito com 4.243.292 votos, aumenta a responsabilidade do governador Ratinho Junior. Afinal, ele teve o apoio de 69,64% do eleitorado paranaense. Entretanto, o governador reeleito sabe muito bem disso. “Gastei meu tempo trabalhando e a população soube reconhecer isso. Me sinto honrado pelos paranaenses. Mas ao mesmo tempo em que aumenta a minha responsabilidade de fazer mais e melhor”.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), ele busca a consolidação dos programas e projetos de sucesso implementados nesta primeira fase da gestão. Assim, Ratinho Junior, também pretende ampliar o alcance das ações. Além de investir em novas soluções que mudem a vida das pessoas.
Para isso, ele cita a descentralização da saúde, o recorde na atração de investimentos e geração de empregos. Assim como a reestruturação da infraestrutura do Estado e a redução das taxas de criminalidade. “E, claro, a melhor educação do País, como indicou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) há poucos dias”.
Conforme o governador, a transformação do Paraná passa por novas obras. “Continuaremos com as duplicações, construção de terceiras faixas, de viadutos e dos contornos urbanos”. Ele disse também que outros modais estão sendo planejados.
A Nova Ferroeste está bem próxima de ir para leilão. Um estado precisa de uma infraestrutura de qualidade para se desenvolver, gerar emprego e renda. Queremos fazer do Paraná a central logística da América do Sul e todo o nosso planejamento está voltado para isso.
Um dos pontos mais polêmicos do novo mandato, o pedágio também foi citado. “Primeiro, é preciso deixar claro que aquele modelo de pedágio que por tanto tempo prejudicou o Paraná não existe mais. Partimos para uma nova formatação, em parceira com o governo federal, baseada no preço justo e em muitas obras. Precisamos da duplicação de Curitiba a Foz; de Curitiba a Guaíra. Assim como de Jacarezinho a Curitiba. É isso que vai diminuir o custo do frete, com impacto em toda a operação comercial. É isso que vai gerar ainda mais emprego e renda. Mas tudo dentro de um valor justo para a população”.
Em relação à geração de emprego e renda, Ratinho Junior lembra que o Paraná é o maior gerador de emprego da Região Sul. Sendo também um dos quatro maiores do País. “Consolidamos um bom ambiente político, o que ajuda a atrair mais investimentos. A economia está crescendo. Agora a meta é fazer com que os investimentos e os empregos sejam pulverizados por todos os cantos do Paraná”.
Quando o assunto é educação, conforme o governador, ele quer incrementar os programas em andamento. Como a ampliação de escolas integrais, das aulas de robótica, programação e educação financeira. E também investir no aprimoramento e qualificação dos professores.
Nos próximos meses implementaremos na grade escolar aulas de oratória para que os jovens aprendam a falar em público. Também queremos, nos próximos anos, fazer com que um aluno de cada escola da rede pública possa fazer intercâmbio no Exterior por meio do Ganhando o Mundo. Ou seja, mandar mais de dois mil alunos por ano para estudar no exterior.
De acordo com o governador na área de saúde, a descentralização vai continuar ocorrendo. “Dar vazão à fila de espera por cirurgias eletivas, fruto da concentração de esforços no combate à covid-19. Ampliar a capacidade de atendimento dos hospitais universitários e regionais”.
Ele também assegurou que haverá investimentos na segurança pública. “Investimento em pessoal, equipamentos e tecnologia. É o que fizemos na primeira gestão e vamos continuar fazendo. É isso que vai reduzir ainda mais os índices de criminalidade no Paraná”.
Leia outras notícias no Portal RSN.