*Reportagem atualizada às 18h56 desta sexta (5) para inclusão de mais informações.
O governador do Paraná Ratinho Junior, em pronunciamento na tarde desta sexta (5), confirmou a prorrogação do decreto de lockdown no Estado. As determinações, que começaram no sábado (27), terminariam nesta segunda (8). Mas agora seguem até a madrugada de terça para quarta (10). Ontem (4), a diretoria da Secretaria de Saúde do Paraná já sinalizava para a possível prorrogação da vigência das determinações.
Entretanto, a partir da quarta (10) o comércio poderá abrir as portas, respeitando os protocolos de segurança contra a covid-19. De acordo com o governador, a orientação prevista no novo decreto é que o comércio não abra aos sábados e domingos. Todavia, a decisão final caberá a cada município com população superior a 50 mil habitantes. De acordo com o prefeito Celso Góes, de Guarapuava, agora o município vai formatar o Decreto Municipal.
Com a prorrogação, as aulas poderão retornar na rede privada de ensino no sistema híbrido na próxima quarta, com limite de 30% de alunos em sala de aula. Já rede estadual, o retorno, também no modelo híbrido e com limite de 30%, está prevista para 15 de março.
TOQUE DE RECOLHER
Desta forma, o toque de recolher segue entre 20h e 5h, ou seja, não sendo permitida, a circulação de pessoas em vias públicas em todos os municípios do Estado. Além disso, permanece proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo. Já os serviços considerados não essenciais abrem das 10h às 17h, de segunda a sexta, com limitação de 50% de ocupação. Entretanto, o comércio essencial como farmácias, supermercados, posto de combustíveis, clínicas de saúde, não têm limitação de horário. Portanto, ficam aberto diariamente, inclusive aos sábados e domingos.
ATRASOU
Entretanto, o anúncio estava previsto para às 17h, mas houve atraso. Um dos entraves se pautou na transmissão da entrevista coletiva que, inicialmente, estava programada pelo Google Meet. Entretanto, o número excessivo de jornalistas inscritos, fez com que houvesse a transferência para o Youtube.
Confira a íntegra do decreto aqui.
AGRAVAMENTO DA SAÚDE
Ontem (4), o secretário de Saúde registrou o agravamento da doença em todo o Estado. Conforme Beto Preto, a ocupação de leitos de UTI chegou a 96% e 811 pacientes aguardavam por um leito no Paraná.
Por fim, em Guarapuava, o Hospital Regional registrou ocupação de 100% dos leitos de UTI exclusivos ocupados pela sétima vez, somente em 2021.
Leia outras notícias no Portal RSN.