O governador Carlos Massa Ratinho Junior teve que sair a campo para apagar incêndios. Os focos se alastram pelo Paraná afora. E para conter essa onda, ele anunciou um investimento de R$ 24 milhões para fortalecer as ações de combate a incêndios florestais no Paraná. O plano, conforme o Governo, inclui a contratação de aeronaves especializadas, a formação de brigadistas, a aquisição de equipamentos (como abafadores, mochilas costais e sopradores) e a contratação de caminhões-pipa para ajudar a combater as chamas.
Nós, paranaenses, sabemos que o Estado enfrenta um período de estiagem severa, agravada desde agosto por baixos índices de chuva e umidade relativa do ar. Na semana passada, o governador decretou situação de emergência devido à seca, o que facilita as ações contra desastres como os incêndios florestais.
O governador destacou que o novo investimento complementa outras medidas já adotadas pelo Estado, como a doação de mais de 200 caminhões-pipa aos municípios, que podem ser adaptados para combater incêndios. Além disso, o governo disse vai mobilizar 500 brigadistas em parceria com 100 municípios, equipando-os com kits de combate ao fogo.
Leia outras notícias no Portal RSN.