22/08/2023
Cotidiano Em Alta Política

Ratinho propõe lei para auxílio de R$ 50 mil direto às famílias atingidas

Projeto de lei altera Fundo de Calamidade e será votado em urgência neste domingo (9). Rio Bonito do Iguaçu tem mais de mil desalojados e desabrigados

Levantamento prévio da Defesa Civil Estadual estima que o tornado deixou ao menos 1.000 pessoas desalojadas (Foto: Jonathan Campos/AEN)

O governador Ratinho Junior encaminhou à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em regime de urgência, um projeto de lei que permite o repasse direto de até R$ 50 mil por família atingida pelo tornado de sexta (7). Medida é vista como essencial para acelerar a reconstrução das moradias, especialmente em Rio Bonito do Iguaçu, onde 90% da cidade foi impactada.

A Assembleia Legislativa convocará duas sessões extraordinárias neste domingo (9) para votar a proposta. Até agora, a lei do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) só permitia o repasse de recursos “fundo a fundo”, ou seja, do Estado para a prefeitura. Com a mudança, o Governo poderá depositar o auxílio financeiro diretamente na conta das famílias que tiveram as casas destruídas.

O governador esteve em Rio Bonito do Iguaçu na manhã deste sábado (8) e anunciou uma força-tarefa para a reconstrução. Além do novo auxílio às famílias, Ratinho Junior autorizou a liberação imediata de recursos para obras emergenciais em estradas, pontes, escolas e unidades de saúde destruídas. Linhas de crédito especiais pelo BRDE e Fomento Paraná também foram ativadas para atender os comerciantes locais.

MAIS DE MIL DESALOJADOS

Um levantamento prévio da Defesa Civil Estadual divulgado na tarde deste sábado (8) estima que o tornado deixou ao menos 1.000 pessoas desalojadas (que perderam suas casas, mas podem ir para a casa de parentes) e 28 desabrigadas (que precisam de abrigos públicos) em Rio Bonito do Iguaçu.

O primeiro abrigo provisório foi montado na Casa de Líderes, em Laranjeiras do Sul, que se tornou a cidade de referência para o acolhimento. Caso haja necessidade, Quedas do Iguaçu também poderá receber desabrigados.

Para organizar o atendimento às vítimas em Rio Bonito do Iguaçu, foram montadas três estruturas centrais:

Cadastro e Triagem: Ginásio de Esportes Campo do Bugre.
Centro de Alimentação: Centro do Idoso.
Recebimento de Donativos: Ginásio dos Bancários, em Laranjeiras do Sul.

O Estado também estuda a locação de hotéis na região para abrigar famílias em situação de maior vulnerabilidade, como pessoas com deficiência ou acamadas, cujas casas foram totalmente destruídas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.