22/08/2023
Segurança

Raves atraem jovens para o mundo das drogas em Guarapuava, diz PM

imagem-81068

Por Cristina Esteche – Foto Ilustrativa

Um estilo de vida perigoso seduz jovens de todas as idades e classes sociais em Guarapuava. A exemplo dos grandes centros onde as festas raves são um convite ao consumo de drogas, principalmente, anfetaminas, os encontros que tem como característica a música eletrônica, estão acontecendo na cidade. O alerta foi feito por policiais do Proerd (Programa de Educacional de Resistência às Drogas) à Rede Sul de Notícias. “Essas festas duram em  média três dias, pois começam na sexta e só terminam no domingo e aqui são realizadas em sítios”, afirmou o coordenador do Programa Celso Luis Calizario.

De acordo com a Polícia Militar, os convites se disseminam pelas redes sociais e é comum a utilização de nomes de colégios, principalmente, da rede particular de ensino. “Recentemente, um adolescente promoveu uma rave numa chácara próxima ao Residencial 2000, usando o nome de um colégio conhecido na cidade”.

A PM recebeu a denúncia, foi até o local e apreendeu 20 jovens, a partir dos 13 anos de idade. Segundo o policial Calizario, o custo para a participação das festas varia conforme a droga que vai ser consumida. “Os jovens usam pulseirinhas com variadas cores e que determinam se o participante vai fumar maconha, consumir ecxtase, ácido  que é oferecido em forma de 'balinha' ou bebida alcoólica, inalantes como lança perfume. É tudo muito bem organizado”.

Nessa festa os participantes foram parar na Delegacia de Polícia e o promotor do evento foi expulso do colégio, segundo informou a PM.

De acordo com o policial, as raves são comuns em Guarapuava e acontecem semanalmente, mas não há flagrantes. "As pessoas precisam fazer denúncias para que possamos coibir essa prática".  O número é 190.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.