Cristina Esteche
Após discussão entre a bancada governista e a oposição, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, por 30 votos contra 16, na sessão desta quarta-feira (10), o projeto de reajuste salarial do funcionalismo público do Estado. Essa foi a primiera votação e a matéria retorna à Ordem do Dia na sessão da próxima segunda feira (15).
O projeto que colcou um fim à greve dos professores que durava mais de 45 dias, prevê o pagamento de 3,45% em parcela única no mês de outubro. O percentual é referente à inflação de maio a dezembro de 2014. Já a inflação de 2015 será zerada em janeiro de 2016. As perdas inflacionárias de 2016 serão pagas em janeiro de 2017 – quando os servidores também ganharão um adicional de 1%.
Outra previsão do projeto é a reposição do IPCA de janeiro a abril de 2017, que será quitada em 1.º de maio daquele ano. Nesse mês passa a vigorar a data-base da categoria.
A bancada governista disse que houve um acordo com a oposição para que não sejam apresentadas emendas na sessão de segunda feira.