Auditores Fiscais e Fazendários da 5ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava fizeram uma operação de fiscalização entre os dias 9 e 14 de março na Região de Irati. Assim, na Operação de Rotina de Auditoria de Mercadorias de Trânsito, foram lavrados 79 autos de infração. De acordo com a Helder Marques Yano, auditor fiscal da Receita Estadual, as multas foram no valor de R$523.643,40.
Conforme o auditor fiscal, para ter uma ideia do tamanho da fiscalização e das apreensões, foram apreendidos bens e mercadorias no valor de R$ 1.464.261,67, que após a identificação dos infratores foram devolvidos a empresas e transportadores.
APREENSÕES
Assim entre as apreensões estão 25 metros estéreos de madeira nativa, que ficou à disposição das autoridades policiais, e que resultou na emissão de um Termo Circunstanciado para o motorista envolvido.
Além disso, foram identificados dois depósitos clandestinos de fumo. Ainda, uso – em tese fraudulento – de Notas Fiscais de Produtor para entrega de mais de 24 toneladas de fumo em empresa diversa da indicada no documento. E também, transporte de mais de 22 toneladas de fumo em folha com nota indicando resíduo de fumo.
Durante a semana de fiscalização, os auditores da receita encontraram ainda transporte irregular de quase 400 toneladas de toras, mais de 50 toneladas de soja e quase 8 toneladas de ração; detecção de dezenas de cargas dos mais variados produtos sem nota fiscal.
De acordo com informações da 5ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava, a fiscalização móvel da Receita Estadual atuou na Região de Irati e foi Integrada com seis equipes em pontos estratégicos de toda Regional. Além disso, o trabalho contou com o apoio e parceria da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.
Leia outras notícias no Portal RSN.