A Receita Federal alerta os contribuintes para a existência de sites na internet que simulam o Sistema de Leilão Eletrônico (SLE) oficial da Instituição. De acordo com a assessoria da 9ª RF, os falsos endereços usam inclusive o logotipo da Receita Federal indevidamente para dar credibilidade ao serviço.
O órgão esclarece que os leilões de mercadorias apreendidas pela Instituição não são feitos em sites privados. O único canal disponível é o Sistema de Leilão Eletrônico, pelo site. Ao rolar a página para baixo, os interessados vão encontrar um link para a página que tem todas as orientações sobre os leilões.
COMO IDENTIFICAR
Além disso, a RF informa que o mais importante para não ser vítima de uma fraude é saber que, por ser um órgão governamental, todas as páginas referentes a leilão terão no domínio principal o final ‘.gov.br’. Dessa maneira, a Receita esclarece que os sites oficiais do órgão nunca terão a terminação ‘.com’ ou mesmo ‘.org’, terminação comum para tentar enganar as pessoas.
Conforme a RF, outra dica importante, é a forma de pagamento. Ao pagarem pelas mercadorias arrematadas em leilão, os contribuintes só podem fazer pelo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Ou seja, nunca mediante depósitos ou transferências para contas de terceiros. Por fim, caso encontre um site com suspeita de fraude, denuncie para a Ouvidoria do Ministério da Economia.
Leia outras notícias no Portal RSN.