A Receita Federal e a Polícia Federal (PF) cumpriram mandados de busca e apreensão em Prudentópolis, nesta quinta (17). Além de Prudentópolis, a operação ocorreu em Curitiba e Biguaçu/SC, com o cumprimento de quatro mandados. A operação combate o desvio de recursos públicos e sonegação na saúde.
De acordo com as informações da Receita Federal, os desvios passam de R$ 250 milhões. Além disso, os investigados atuavam em assistência social sem fins lucrativos, e acabavam fazendo parcerias para a gestão de saúde nos municípios.
Conforme o auditor-fiscal da Receita Federal, Ivens Ribeiro, “essa organização criminosa criou uma rede de empresas de fachada, que eram contratadas pela entidade de assistência social e recebiam recursos, mas não prestavam os serviços”.
Assim, os investigados podem responder por sonegação fiscal, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Por fim, o judiciário decretou o sequestro de bens e bloqueio de recursos financeiros, tanto dos suspeitos, quanto das empresas participantes do esquema de fraudes.
INVESTIGAÇÃO
A Receita Federal informou que as investigações começaram quando auditores fiscais detectaram indícios de sonegação, durante uma auditoria, de pessoas encarregadas da administração de unidades de saúde. Além disso, também há a prática de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Os suspeitos usavam contratos simulados e faziam transações milionárias de recursos públicos para empresas de fachada, registradas em nomes de laranjas. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Prudentópolis, até o momento a Secretaria de Saúde não foi notificada sobre a situação.
NOTA OFICIAL
A Prefeitura Municipal de Prudentópolis esclarece em razão das notícias veiculadas nesta manhã bem como em razão da movimentação nas redes sociais, que a operação policial deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal e pela Receita Federal e que teve objeto de cumprimento de busca na cidade de Prudentópolis não tem qualquer relação com a Prefeitura de Prudentópolis ou com os hospitais da cidade, ou ainda com recurso públicos municipais; tendo sido o foco da operação, empresas privadas e suas relações contábeis decorrentes da prestação de serviços em outros municípios.
(*Com informações do Portal G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.