A Receita Federal liberou hoje (11) a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda para pessoa física, referente ao período de 2008 a 2018.
O crédito bancário das restituições residuais será feito na próxima sexta (15). O lote corresponde a R$ 220 milhões para 77.749 contribuintes. Mais da metade desse valor será repassado a contribuintes com preferência no recebimento, como idosos, pessoas com deficiência física, mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
A consulta desse lote do IR pode ser feita na página da Receita na internet ou discando o número do Receitafone 146. Emitindo o extrato da declaração pela internet, o contribuinte pode verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento e pode ele mesmo corrigir os erros, por meio de uma declaração retificadora.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não retire os valores nesse prazo, ele pode fazer um requerimento por meio da Internet, mediante o Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.