A partir de hoje (10), os contribuintes do Imposto de Renda (IR) podem realizar a consulta ao sétimo e último lote da restituição. A Receita Federal liberou a consulta para pessoas físicas pelo site ou aplicativos para celular e tablet.
O sétimo lote do IR corresponde a R$ 193 milhões e vai contemplar mais de 100 mil contribuintes. Somando todos os lotes, a Receita pagará mais de R$ 319 milhões para mais de 150 mil contribuintes, até o dia 17 de dezembro.
A prioridade de recebimento é para contribuintes idosos ou com alguma deficiência, que correspondem a mais de um terço do valor total pago pela Receita. Depois, a ordem de recebimento é para os contribuintes que enviaram a declaração sem erros, inconsistências ou omissões, no início do prazo estipulado.
As pessoas que não identificarem seus nomes em um dos sete lotes do IR estão automaticamente na malha fina do Leão. De acordo com a Receita Federal, 628 mil contribuintes se encontram nessa situação, tendo algumas pendências ou eventuais erros na declaração enviada.
Para a consulta nesses casos, os contribuintes podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda por meio de um código de acesso gerado na página da Receita Federal ou através de certificado digital emitido por alguma das autoridades habilitadas. As restituições em malha fina serão pagas apenas após a resolução dos problemas identificados.