22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Paraná

Reclamações contra a 123Milhas passam de mil no Paraná

Só em Guarapuava, houve 10 reclamações. Agora, haverá dois procedimentos, por causa do pedido de recuperação judicial da 123Milhas

123 milhas

Só em Guarapuava, houve 10 reclamações. Agora, haverá dois procedimentos, por causa do pedido de recuperação judicial da 123Milhas (Foto: Aloisio Mauricio/FotoArena)

“Temos casos absurdos causados por essa suspensão de última hora, como a mãe que há anos juntava dinheiro para visitar o filho no exterior. E vários casos de jovens perdendo shows de artistas internacionais. Além de um casamento que está em vias de ser cancelado pois 80 passagens de convidados não foram emitidas”. A declaração do secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda mostra o impacto da suspensão da empresa 123Milhas, que provocou o registro de mais de mil reclamações no Paraná.

Em Guarapuava, a situação não foi diferente. O Procon do município registrou 10 reclamações contra a  empresa. Então, o Procon/PR fez uma medida cautelar em conjunto com a Defensoria Pública, buscando o bloqueio de cerca de R$ 5 milhões do patrimônio da empresa e eventualmente do patrimônio dos sócios, com a propositura posterior de uma Ação Civil Pública (ACP).

Mas no dia 31 de agosto, a Justiça de Minas Gerais aceitou o pedido recuperação judicial apresentado pela empresa, o que significa que a medida cautelar possivelmente seja suspensa. Conforme a coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche, “a medida cautelar considerou um ticket médio de R$ 3,6 mil por consumidor, a partir de um recorte de 100 registros que fizemos”.

PROCEDIMENTOS

Agora, o Procon segue com dois procedimentos. O primeiro inclui a abertura de um processo administrativo com notificação para a 123Milhas e um meio de pagamento. Já o segundo serão as audiências.

É fundamental chamar o meio de pagamento em razão do procedimento de chargeback. No Paraná, teremos duas salas de audiência exclusivamente para os processos relativos a 123Milhas. Mesmo sabendo que eles não comparecerão, em razão do deferimento do processo de recuperação judicial, vamos notificá-los para garantir eventual aplicação de sanção posteriormente.

Além disso, o Procon/PR conversou com os bancos e com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS). De acordo com as informações, a princípio não serão negados os procedimentos de chargeback, que é quando uma cobrança é contestada pelo titular do cartão e o valor tem de ser devolvido.

É de extrema relevância que o consumidor seja orientado a entrar em contato com o próprio banco para solicitar o procedimento de estorno (chargeback). E na abertura das reclamações, que os mesmos sejam chamados.

RELEMBRE O CASO

No dia 18 de agosto, a agência de viagens 123Milhas informou que suspendeu os pacotes e a emissão de passagens da linha promocional (com datas flexíveis) e que tenham embarques previstos de setembro a dezembro de 2023. De acordo com a companhia, essa suspensão não incluiria os demais produtos ofertados.

“A decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos. Entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123Milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia”.

Sendo assim, a empresa afirmou haverá a devolução integral dos valores pagos pelos clientes que adquiriram os produtos na linha ‘Promo’. Mas será por meio de vouchers com a correção monetária de 150% do CDI, e  qualquer pessoa poderá utilizar para a compra de outros produtos da própria empresa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo