22/08/2023



Educação

Redação da UFPR exige 5 textos em 4h30

Quase 15 mil estudantes foram selecionados para a segunda fase do Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e vão fazer a prova de Compreensão e Produção de Textos, neste domingo (9). Os portões fecham as 13h30 e a prova tem duração de 4h30, com início às 14h.

Com cinco questões discursivas, a "redação" geralmente traz temas de grande repercussão nacional ou internacional. Por isso, ler jornais, revistas e acompanhar o noticiário brasileiro – e até mesmo mundial – devem ser um hábito dos estudantes. "Os meios de comunicação de massa são a matéria-prima para se fazer a correlação dos dados teóricos que já temos na memória e darmos mais sentido a eles", diz o diretor do curso pré-vestibular Acesso, Ivo Lessa Filho.

Ele garante que quem possui o hábito de leitura vai se destacar nesta prova em especial. Porém, alerta que já não adianta mais correr em busca de livros, jornais e informações na internet, se a leitura nunca fez parte do cotidiano do estudante. "Leitura apenas antes da prova é tão inútil quanto treinar para uma maratona na véspera da corrida", exemplifica.

Para Lessa, o tema da redação na segunda fase do vestibular da UFPR é a grande expectativa, tanto dos alunos, quanto de seus professores, que sugerem alguns assuntos favoritos: Copa do Mundo, Mensalão, meio ambiente (RIO +20 e Código Florestal), crise européia e a ajuda pedida ao Brasil são as apostas de Lessa.

Já o professor de redação Juliano Mariussi não arrisca adivinhar o tema da redação, pois, segundo ele, a UFPR sempre surpreende. Porém, a grande dica de Mariussi para os vestibulandos é o domínio dos gêneros textuais: "saber diferenciar cada estilo de texto é de extrema importância", revela. Segundo o professor, se a prova pedir uma dissertação e o aluno redigir uma crônica, por exemplo, terá nota zero por caracterizar fuga à proposta. "Por isso, a leitura do enunciado com muita atenção também pode ser determinante para um bom desempenho", alerta Mariussi.

O professor garante que dos gêneros textuais que podem ser pedidos na prova, o resumo e a dissertação estiveram presentes em todas as últimas redações do vestibular da UFPR. Ele lembra também que a UFPR pode exigir a interpretação de gráficos, charges e quadrinhos – "por isso, é importante que os vestibulandos retomem alguns periódicos nacionais e internacionais, por meio da internet, e façam esse exercício com as charges mais comentadas do segundo semestre", indica.

Na hora da prova, Mariussi assegura que o tempo é suficiente para planejar bem os textos, fazer o rascunho com a argumentação e passar a limpo, com atenção à pontuação, concordância e ortografia. "Evitar borrões, caprichar na letra, utilizar corretamente maiúsculas e minúsculas, fazer uma paragrafação ideal, não deixar espaçamento exagerado entre palavras e atentar para o espaço das margens e separação de sílabas vão garantir a legibilidade do texto, que não deixa de ser importante no contexto", completa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo