A rede coletora de esgoto, que está sendo instalada na Sede de Candói, deverá ser concluída nos próximos meses. Os trabalhos são realizados pela Sanepar, por meio da empresa TCS. O investimento é do Governo Federal, via Ministério da Saúde, e totaliza mais de R$ 2,3 milhões. As obras atendem, principalmente, os bairros Santa Clara e Cacique Candói, além de outras ruas que não possuíam os tubos da rede coletora de esgoto. A previsão é que novas ruas sejam contempladas até que 100% da Sede receba o atendimento.
Segundo o prefeito Gelson Costa (PT), até 2016 os candoianos deverão ser beneficiados com as 703 ligações que estão sendo concluídas agora, entre residenciais (606), comerciais (96) e industriais (1). “Esta é uma ampliação de 60% neste segmento público. E nós já protocolamos, junto à Sanepar, ofício que solicita a elaboração de um projeto que contemple todos os imóveis com a rede coletora e tratamento de esgoto, na Sede do Candói”, prevê o prefeito. “No ano passado, também foram solicitados os projetos para implantação de esgoto na Paz”, acrescenta Gelson.
Entre as vantagens de se investir no tratamento de esgoto, estão algumas fundamentais para o desenvolvimento de um município. De acordo com a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), a cada um real investido em saneamento, são economizados quatro reais em atendimento médico. O tema é tão importante que está previsto nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma série de metas em que os países da Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeram a atingir até 2015. Entre os objetivos está o de reduzir, pela metade, o número de pessoas sem rede de esgoto.