Curitiba – A Rede de Participação Política, iniciativa criada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Industriais (Faciap), irá intensificar as ações no sentido de oferecer ferramentas que auxiliem o eleitor na escolha do voto. Neste ano, uma delas será a edição do Guia do Voto Responsável, uma cartilha que apresenta pontos a serem considerados na eleição, como o comprometimento dos candidatos com a ética, a democracia e a promoção do desenvolvimento.
Durante os pleitos de 2006 e 2008 foram distribuídos no Estado cerca de 480 mil exemplares do Guia do Voto Responsável. A cartilha versão 2010 apresentará uma série de sugestões de como escolher melhor os candidatos a governador, deputado estadual e federal e presidente. Segundo o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho, o lançamento desta terceira edição do manual deverá acontecer no mês de agosto.
A ideia, a princípio, é inserir na cartilha um modelo de termo de compromisso do candidato, por meio do qual as localidades podem formalizar o comprometimento de candidatos com propostas elencadas pela população local.
Criada em 2006 para aproximar o empresariado da política, a iniciativa apartidária da Fiep cresceu e ganhou novas proporções. Atualmente, quase 6 mil pessoas participam da rede, virtualmente, por meio do site http://www.rededeparticipacaopolitica.org.br. Ali são publicadas notícias sobre o cenário político nacional e promovidos debates semanais para participação dos internautas.
Há, porém, diversas outras atividades, como o site http://www.vigilantesdademocracia.com.br, onde o eleitor pode acompanhar seus representantes por meio de um sistema de monitoramento, que é mantido em parceria com pesquisadores do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao todo, 89 políticos estão sendo acompanhados no Paraná.
Curso de formação política Um curso a distância de formação política, mantido desde 2007, atrai participantes de todos os estados brasileiros. Intitulado Democracia, Redes Sociais e Sustentabilidade, o curso ganhou notoriedade com uma publicação que embasa os estudos on-line: o livro Alfabetização Democrática – O que podemos pensar (e ler) para mudar nossa condição de analfabetos democráticos”, de autoria do professor e analista político, Augusto de Franco. O investimento do curso é de R$ R$ 100,00.
Desenvolvimento local O fortalecimento das localidades através da participação ativa dos cidadãos vem sendo debatido e implantado por 38 localidades no Paraná por meio do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades. A ideia de que é possível melhorar a qualidade de vida sem depender exclusivamente de ações do Executivo despertou o interesse de moradores no Estado e alguns deles já veem os primeiros resultados da participação.
A proposta começou a ser implantada em 2008 e, desde então, o número de comunidades interessadas em aderir a proposta só cresce. Em Londrina, por exemplo, o projeto foi implantado em 7 localidades e outros 10 bairros estão na fila de espera.
Mais detalhes sobre a metodologia aplicada e resultados da implantação podem ser conferidos no site da Rede de Participação Política ou pelo endereço http://www.rededeparticipacaopolitica.org.br/desenvolvimentocidades
Política
Rede de Participação Política prepara Guia do Voto Responsável
- Por Cristina Esteche
- 07/01/2010