A partir de 2020, a rede estadual de ensino do Paraná terá novidade: aulas de empreendedorismo e de educação financeira. Assim, a inclusão das duas disciplinas na matriz curricular pretende desenvolver nos jovens noções de protagonismo e autonomia. Isso porque as duas habilidades estão cada vez mais sendo exigidas no mundo contemporâneo.
Conforme o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, é fundamental proporcionar aos estudantes acesso a conceitos básicos de economia e finanças, bem como de cooperativismo, trabalho em equipe e ética profissional.
“O Governo tem o olhar no futuro, e a educação empreendedora e financeira garante maior autonomia lá na frente, para tomar decisões, para desenvolver um bom trabalho em qualquer área, para administrar melhor o dinheiro. Esses são conhecimentos fundamentais para qualquer trabalhador ou empreendedor, que refletem no seu crescimento pessoal e profissional”.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
A implementação da disciplina se dará por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e o Banco Central. Assim, no projeto-piloto, a disciplina será incluída no currículo do Ensino Fundamental da rede estadual.
O objetivo é promover a aprendizagem do uso consciente do crédito e a redução da inadimplência. E ainda, a diminuição do endividamento excessivo dos cidadãos e a formação de poupança.
A ideia é que a abordagem em relação à Educação Financeira se dê de forma transversal, integrando a temática, até então inédita na Educação Básica brasileira, ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
EMPREENDEDORISMO
Já a disciplina de empreendedorismo, que tem carga horária de duas horas semanais, será ministrada a alunos do 6º ao 9º ano de instituições de Ensino Fundamental Integral, que já possuem carga horária ampliada. No primeiro momento serão contempladas 47 escolas.
A emenda prevê educação empreendedora, ética profissional, trabalho em equipe e cooperativismo, característica marcante do Estado. Assim, a matéria buscará desenvolver nos jovens as noções de protagonismo e autonomia.
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