Cristina Esteche
Guarapuava – Militantes da Rede Sustentabilidade em Guarapuava se preparam o encontro que vai instituir o coletivo, denominação dada à comissão executiva. O evento acontece neste sábado (19), às 15h, na sede do Colégio Fera, no Centro da cidade.
Estão cotados para assumir as coordenações o professor Claudio Andrade e Rosélia Pretko, que atua na área da saúde, o corregedor da Polícia Civil, Ítalo Biancardi Neto e o advogado João Nieckars.
Com a proposta de ser um partido independente, longe das práticas tradicionais da política, a Rede se organiza para participar das eleições municipais, inclusive com candidatura majoritária. “Não sei se vai dar tempo porque ainda não temos material humano”, admite Claudio Andrade. Porém, o partido está conversando com o PV, PDT para compor uma chapa de candidatos a vereadores. “Estamos em busca dos partidos pequenos que não tenham ligações com forças tradicionais, pois a Rede nasceu para ser uma alternativa para o Brasil”.
Claudio Andrade acena com a impossibilidade de compor aliança para a reeleição do prefeito Cesar Silvestri Filho, do PPS, com o PT do médico Antenor Gomes de Lima e ao ex-prefeito Fernando Ribas Carli. “Somos contrários à reeleição e críticos ao PT e ao Carli.”
Segundo o coordenador, a busca de novas lideranças é um dos principais objetivos neste momento. “Em Guarapuava há uma estratégia violenta para assassinarem novas lideranças, mas nós temos imunidade”.