22/08/2023



Cotidiano Economia Região

Refis de Irati propõe desconto de juros e multa de até 100%

Contribuinte pode formalizar adesão até 31 de agosto

Irati

*Reportagem com vídeo

(Foto: Secom/Prefeitura de Irati)

Foi recentemente aprovada, sancionada e publicada a Lei 4672/2019, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) no município de Irati. A novidade é que, em 2019, é possível quitar os débitos relativos ao IPTU, ao ISSQN, Contribuição de Melhorias e quaisquer tributos municipais (exceto o ITBI), vencidos até 31 de dezembro de 2018, com desconto de:

– 100% dos juros e multa de mora incidente por atraso, para pagamento à vista (que deverá ser efetuado no ato da adesão);
– 97% dos juros e multa de mora incidente por atraso, para pagamento em 06 parcelas (sendo a primeira parcela paga no ato da adesão);
– 95% dos juros e multa de mora incidente por atraso, para pagamento em 12 parcelas (sendo a primeira parcela paga no ato da adesão);
– 90% dos juros e multa de mora incidente por atraso, para pagamento em 24 parcelas (sendo a primeira parcela paga no ato da adesão);
– 80% dos juros e multa de mora incidente por atraso, para pagamento em 36 parcelas (sendo a primeira parcela paga no ato da adesão);
– 70% dos juros e multa de mora incidente por atraso, para pagamento em 48 parcelas (sendo a primeira parcela paga no ato da adesão).

(Imagem: Secom/Prefeitura de Irati)

A opção pelo Refis poderá ser formalizada até o dia 31 de agosto de 2019 e a administração será feita pelo Departamento de Tributação do município de Irati. Dessa forma, quem tiver interesse em aderir ao Programa de Recuperação Fiscal deverá procurar informações pessoalmente neste setor do prédio da prefeitura, ou pelos telefones: (42) 3132-6142 ou (42) 3132-6138.

“Para você que deve IPTU, ISSQN, nós apresentamos uma oportunidade para que esta situação seja regularizada junto com o município. O projeto de lei enviado para a Câmara de Vereadores, que institui o Programa de Recuperação Fiscal de Irati, foi aprovado por unanimidade”, esclarece o prefeito Jorge Derbli.

O prefeito avalia como muito positiva a oferta do desconto de 100% nos juros e multa para os devedores que decidirem quitar suas pendências à vista, ao mesmo tempo em que, optando por qualquer forma de renegociação, se liberam da consequência de ter seus débitos submetidos à execução fiscal.

“Outras administrações já tiveram programas semelhantes, mas o nosso é inédito porque nunca houve um índice tão alto de desconto para quem ingressar no Refis, e isso é certamente um estímulo para a regularização”.

Assista abaixo, o vídeo em que o prefeito Jorge Derbli explica como será o Refis 2019.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo