Em Guarapuava, produtores rurais estão sendo qualificados na área de reflorestamento. Além de preservar o meio ambiente, a atividade se torna em mais uma alternativa de renda.
De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, durante o evento, foram discutidos vários assuntos, como os cuidados com o solo e a época correta para o plantio. Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, cada produtor poderá plantar até dois hectares. “Uma muda custa R$ 0,32 e, em cada hectare, podem ser plantados entre 1.000 e 1.100 mudas, proporcionando uma economia de mais de R$ 300,00 para cada beneficiado”, destaca.
Em parceria com a Repinho Reflorestadora Madeiras e Compensados, serão entregues 25 mil mudas de pinus. A Repinho doará as mudas e a prefeitura será a responsável em oferecer assistência técnica.
O produtor Vitor Grando, 39 anos, aprovou a capacitação. Ele planta pinus em sua propriedade. “Há seis anos, fiz por conta própria e vejo que, se tivesse recebido orientações, iria cortar um produto de melhor qualidade, por isso o apoio da secretaria, neste momento, é fundamental”.
Outras empresas já manifestaram interesse em participar da parceria. “Já recebemos propostas de empresas de fora da cidade, mas escolhemos iniciar a parceria com a Repinho por ser guarapuavana e possuir mudas de boa qualidade. Assim ofertamos um bom produto aos agricultores e, na época do corte, a empresa terá preferência na compra da madeira. Ambos são beneficiados”, explica Vezzaro.
Os interessados no projeto devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Emater e Adeop (Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná).