22/08/2023

Reforma administrativa de Richa é o “prato” do dia

A pauta preferida da imprensa da capital do Estado está sendo a reforma administrativa confirmada pelo governador Beto Richa e que deverá acontecer dentro de 10 dias. Uma das secretarias mais comentadas pelo porte e, consequente, importância da pasta, é a de Desenvolvimento Urbano que tem como titular o deputado federal licenciado Cezar Silvestri. Blogueiros de plantão em Curitiba já dão como certo que Silvestri dará lugar ao deputado federal Ratinho Junior, que poderá ser "abençoado" no cargo junto com os 400 mil votos conquistados pelo PSC.

Em entrevista à Rádio CBN, o governador diz que os nomes levantados até agora são “especulações” . O governador assumiu que está contente com os dois primeiros anos do seu governo, mas admite que precisa fazer ajustes. Até agora, Beto Richa preferiu um secretariado técnico em detrimento do político e percebeu que apenas isso não é o suficiente para obter resultados políticos. Para reforçar a base política Richa estaria de olho em nomes que ocupariam o vácuo partidário tido até então.

Entre os cotados para assumir um cargo no primeiro escalão do governo Ratinho Júnior (PSC); o atual secretário do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) que trocaria a pasta pela Casa Civil,; Luiz Sebastiani, seria remanejado para a futura Secretaria do Governo. A Casa Civil ficaria exclusivamente com a articulação política, enquanto a Pasta do Governo responderia por questões burocráticas da administração estadual, tese que é defendida pelo secretário Cezar Silvestri e cujo nome também é cotado para assumir a Casa Civil. De acordo com a assessoria de imprensa do secretário, ainda não existe nenhum conversa entre Silvestri e Richa nesse sentido.
O deputado federal Reinhold Stephanes (PSD) é cogitado para assumir a Secretaria de Estado da Agricultura. E o atual secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi, pode deixar o cargo. Já o ex prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), pode assumir um posto de diretoria da Copel.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo