Caio Budel
As reformas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava, que acontecem em postos de vários bairros da cidade, estão mostrando uma evolução de conceito tanto na questão estrutural quanto na de atendimento. Desde que as reformas começaram, quatro unidades já foram entregues pela prefeitura em plenas condições de uso.
No último sábado (20), foi reinaugurada a unidade do Xarquinho, que agora apresenta mais espaço para atendimento. Para moradores da região, antes o local mais se assemelhava a uma casa que um ponto para atendimento de saúde. “Quando eu entrei hoje no posto a primeira coisa que eu reparei foi no corredor longo. Antes mal tinha uma sala direita”, conta Rosemeri Oliveira, moradora do Xarquinho há quatro anos.
Os bancos de madeira com pregos enferrujados foram substituídos por cadeiras estofadas, o chão e paredes rachadas deram lugar a azulejos e estrutura mais forte, além da criação de sala educativa, sala especial para vacinas e um banheiro adaptado, divididos entre dois blocos. “Eu moro aqui há treze anos e era um sofrimento vir para um atendimento no posto antigo. Se a gente quisesse usar o banheiro era melhor esperar para chegar em casa por conta da estrutura do outro”, diz a jovem Letícia Raimundo, 19 anos.
Em um pronunciamento oficial na inauguração da UBS do Residencial 2000 no dia 13 deste mês, o secretário de Saúde Stefan Negrão declarou que até o final deste ano, 12 UBS serão reinauguradas e mais cinco devem passar por reformas. "Essas reformas e ampliações acontecem para que o guarapuavano se sinta acolhido e em casa quando precisar de atendimento", explica.