22/08/2023


Região Tecnologia

Região Centro-Oeste do Paraná ganha a primeira usina térmica do Brasil

A usina térmica vai transformar resíduos sólidos urbanos em pequena escala em cinzas e com isso não poluirá o meio ambiente

news_interna_IMG20210923WA0050

Conforme a Sedest, a usina térmica vai transformar resíduos sólidos urbanos em pequena escala em cinzas, que poderão ser reutilizadas (Foto: Alessandro Vieira/SEDEST)

Quatro municípios do Centro-Oeste do Paraná ganharam a primeira usina térmica do Brasil para tratar resíduos sólidos urbanos em pequena escala, sem poluir o meio ambiente. De acordo com a Agência Estadual de notícias, a tecnologia inovadora transforma os resíduos em cinzas. O equipamento vai atender os municípios de Roncador, Iretama, Mato Rico e Nova Cantu.

Trata-se de um piloto que integra o Projeto Lixo 5.0, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com outros parceiros, e licenciamento do Instituto Água e Terra (IAT). A Sedest forneceu o suporte para instalação do equipamento pela empresa Ecodust (detentora da tecnologia). O custo total para instalação da usina ficou em quase R$ 4 milhões por parte de todos os envolvidos.

Conforme o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, a estrutura terá capacidade para processar até 20 toneladas por dia de resíduos. E vai atender um problema antigo de pequenos municípios. “Com esse espaço, esses quatro municípios passam a ser o centro da tecnologia para destinação de resíduos sólidos urbanos de maneira mais eficiente, barata e sustentável do Brasil”.

(Foto: Alessandro Vieira/SEDEST)

CINZAS

De acordo com ele, a incineração por termomagnetização também contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim sendo, a tecnologia consiste na transformação do resíduo em cinza, podendo diminuir em até 97% a massa do material introduzido no sistema. Além disso, as cinzas podem ser aproveitadas para fabricação de asfalto, blocos cerâmicos e insumo agrícola.

“O Paraná sai na frente licenciando a primeira tecnologia de termomagnéticas do Brasil. É um empreendimento pensado para os pequenos municípios, com uma máquina que funciona sem barulho, fumaça ou mau cheiro”. Por fim, o barracão que abriga o equipamento foi construído pela prefeitura de Roncador.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo