Guarapuava – A região ganha novas emissoras de rádio FM. Com três emissoras FM (Universitária, 92 e Cultura) e outras três AM (Cultura, Cacique e Atalaia) Guarapuava possui uma nova concessão já homologada ao ex-prefeito de Campo Mourão Tuillo Tezelli (PPS).
Também empresário do ramo de comunicação, Tezelli possui três emissoras de rádio em Campo Mourão e deverá colocar no ar mais duas, sendo uma em Guarapuava, a Milando FM, e outra em Cianorte. O empresário foi procurado pela TRIBUNA para dar maiores informações sobre o empreendimento na cidade, mas não foi encontrado.
Há meses numa entrevista concedida por Tezelli ao programa Falando Sério à Rádio Carajás, emissora que compõe o grupo de Tezelli, o ex-prefeito anunciou que as novas emissoras ficarão com os filhos Miécio e Marton, mas não disse quando as novas emissoras seriam colocadas no ar.
Paralelamente, as rádios locais buscam aprimorar a grade diária. A Rádio Difusora AM, a pioneira nesse segmento no município, estréia nova programação já nesta segunda-feira, dia 10. Uma das novidades será um espaço voltado à política e que será ancorado por Sergio Santos. Das 12 às 13 horas, diariamente, os ouvintes terão à disposição um programa cujo formato vai primar pela ética jornalística. Será um programa que vai trabalhar a favor da verdade, aberto à participação popular e com o compromisso direto com o cidadão, observa o diretor Leonardo de Mattos Leão. Outras novidades também estarão no ar a partir desta semana.
A Central Cultura de Comunicação também anuncia modificações. Segundo o diretor de jornalismo, Jorge Telles, a partir deste mês haverá novidades na programação da Cultura FM. Num primeiro momento as alterações irão ocorrer nos horários de finais de semana e, a grande novidade, ficará por conta de um programa de notícias, entrevistas e debates. Novidades também acontecerão na programação da emissora AM, afirma.
Nas emissoras pertencentes ao prefeito Fernando Ribas Carli não está sendo diferente. Além da entrada de Roberto Lobo na 92 FM com um programa de 30 minutos e cujo formato é voltado para pequena entrevista diária com pessoas ligadas à administração carlista e o restante do tempo destinado a comentários contra vereadores, na Cacique AM houve mudança na direção. Adriana Colmann substitui Jauri Gomes que também perdeu meia hora no seu programa diário.
FM NA REGIÃO
Na onda das novas rádios na região quem sai na frente é o município de Candói. A Caminho FM vai operar na freqüência 88,5 e deve inaugurar a programação experimental no dia 27 de agosto e será um presente no dia do aniversário do município.
A emissora segue a tendência nacional de pertencer a grupo político. De propriedade do prefeito Elias Farah Neto a rádio terá como diretor geral o ex-vereador de Guara-puava, Paulo Farah (foto).
Os serviços de instalação estão bem adiantados. Estamos finalizando a montagem do estúdio, a torre já está instalada e nesta segunda-feira será colocada a antena, comemora o diretor.
A programação que promete ser diversificada estará 24 horas no ar e vai atingir os municípios da região. A nossa grade será o diferencial das emissoras de rádio FM que estão no ar, anuncia Paulo Farah sem, entretanto, contar detalhes da programação. Queremos que seja a novidade no momento em que estiver no ar. Por isso, vamos fazer sigilo, observa.
A contratação dos profissionais que atuarão na emissora está sendo marcada pela concorrência. Comunicadores de Guarapuava e da região está sendo contatados, mas ainda não nenhuma definição. Vamos também prestigiar a prata da casa, diz Farah.
Candói já possui uma rádio comunitária, a Rádio Vida.
A Família Farah também possui a concessão de outra emissora FM no município de Inácio Martins em parceria com o empresário Rozendo Neves. Entretanto, ainda não há previsão de quando será colocada no ar. Segundo Paulo Farah, o Ministério das Telecomunicações já aprovou e já homologou a concessão e o contrato está tramitando em Brasília.
No município de Pinhão a concessão para uma emissora FM também está em vigor há mais de um ano e pertence ao cartorário Leandro de Freitas Oliveira Junior. Ele não foi encontrado pela TRIBUNA/REDE SUL DE NOTÍCIAS.