A 5ª Regional de Sáude, de Guarapuava, vai receber novas 4.220 doses da vacina contra covid-19. Dessas, 1.060 CoronaVac e 3.160 AstraZeneca. As 22 Regionais do Paraná vão receber, ao todo, 134.900 aplicações 32.400 CoronaVac e 102.500 AstraZeneca, para repassar aos 399 municípios do estado. Assim, a previsão é que a entrega seja finalizada na sexta (26).
Dessa maneira, a administração estadual acredita que vai conseguir imunizar cerca de 90% dos trabalhadores da saúde com as novas doses de vacina contra a covid-19. Em Guarapuava a etapa já finalizou, agora os idosos estão sendo vacinados. Conforme o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o Paraná está preparado para vacinar 1 milhão de pessoas em menos de duas semanas, mas ainda não se têm doses suficientes.
Vamos bater na casa dos 90% dos trabalhadores da saúde cobertos pela vacinação em todo o Paraná, com a perspectiva de fechar esse grupo prioritário nos próximos dias. Já garantimos a imunização por completo de toda a comunidade indígena e também daqueles idosos que residem em instituições de longa permanência.
DIVISÃO
Além disso, as vacinas integram o quinto lote repassado pelo Ministério da Saúde ao Paraná, composto por 167.300 doses. O medicamento desembarcou no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ontem (24). Deste montante, 32.400 imunizantes produzidos pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan permanecerão armazenados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Desse modo, garantido a imunização por completo de quem receber a primeira dose – o intervalo entre aplicações é de 15 a 28 dias de acordo com a bula do medicamento.
LOGÍSTICA
Como forma de acelerar o processo de imunização dos paranaenses, o Governo do Estado repetiu a logística de distribuição das vacinas por via terrestre e aérea. As regionais próximas à Capital (Paranaguá, Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória e Telêmaco Borba) retiraram pela manhã no Cemepar. Para as outras 15 divisões de saúde, aquelas mais afastadas, o transporte foi feito por meio de dois aviões e um helicóptero que pertencem à Casa Militar do Paraná.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Dessa maneira, pelo plano estadual, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar cerca de 4 milhões de pessoas até maio de 2021. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.
Sendo assim, fazem parte dos grupos prioritários, além de profissionais da saúde, indígenas e idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPI). Bem como, os trabalhadores das forças de segurança, da educação, do transporte coletivo, portuários, caminhoneiros e idosos com mais de 60 anos.
Leia outras notícias no Portal RSN.