Começa na próxima segunda feira (06) o cadastramento de mais 300 famílias para o processo de regularização fundiária em Guarapuava, através do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG). A medida faz parte do Programa Pró-Rural, com investimentos de R$ 11 milhões financiados pelo Banco Mundial.
Em Guarapuava, os pequenos produtores devem comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura até 10 de maio para efetuarem a inscrição dos imóveis rurais. Com a medida, as famílias poderão se beneficiar de diversas políticas públicas, em especial as de crédito rural e habitação.
O Instituto vai prestar assistência técnica e financeira para a regularização formal dos imóveis. Após os levantamentos ocupacionais será feito o georreferenciamento e, por último, o processo de ajuizamento coletivo, que tem a participação efetiva da Defensoria Pública. As famílias envolvidas no processo receberão os documentos de posse sem custo.
Para agilizar o início dos processos de regularização, o Instituto contará com um furgão, uma unidade móvel para atender as famílias.