22/08/2023
Brasil Política

Relator da Lava Jato determina que Lula continue preso

A decisão se sobrepõe a ordem de liberdade ao ex-presidente, determinada em despacho pelo desembargador Rogério Favreto neste domingo (8)

BRAZIL-PT-LULA DA SILVA

O desembargador federal João Pedro Gebran Neto, determinou na tarde deste domingo (8) que a decisão do plantonista Rogério Favreto, que mandou soltar Luiz Inácio Lula da Silva, não seja cumprida. Gebran é relator dos processos da Lava Jato em segunda instância, operação que levou o ex-presidente à cadeia em abril deste ano.

Leia o despacho de João Pedro Gebran Neto na íntegra

Nesta manhã, o despacho de Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), determinou que o ex-presidente Lula deixasse a prisão ainda neste domingo (8). Rapidamente, Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, no Paraná, recusou a determinação e afirmou que o desembargador plantonista não possuía competência para tal decisão no caso.

Favreto emitiu um novo despacho, reiterando que a determinação de liberdade ao ex-presidente se mantinha. O não-cumprimento da decisão veio apenas a partir do posicionamento de João Pedro Gebran Neto, que estabeleceu que Lula continuará preso na capital paranaense.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.