Um relatório de mobilidade do Google mostra que houve um aumento do isolamento social em Guarapuava. A relação se faz a partir de dados liberados por usuários da plataforma, que ativaram o histórico de localização da conta Google, no celular.
Desse modo, é possível mostrar como as visitas e permanência em diferentes locais mudam o valor base – estabelecido pré-pandemia, entre janeiro e fevereiro de 2020 -, por meio do mesmo tipo de dados usados para mostrar horários de pico no Google Maps.
Assim, em Guarapuava por exemplo, estabelecimentos de varejo e lazer apresentaram redução de 58% da circulação. Parques atingiram 45% em relação ao período pré-pandemia. Além disso, transporte público registraram queda de 16%, enquanto locais de trabalho apresentaram redução de 12%. Por outro lado, a circulação em farmácias e supermercados aumentou 34% e a permanência em casa, aumento de 12%.
O relatório tem objetivo de reduzir o impacto da covid-19, serve como ferramenta de monitoração do isolamento social em inúmeras áreas, usando o tráfego de lugares como centros de varejo e lazer, mercados, farmácias, parques, estações de transporte público, locais de trabalho e áreas residenciais.
Desse modo, os dados do relatório refletem ações como o decreto epidemiológico vigente em Guarapuava, que aumentou a restrição. Além disso, vale lembrar, que esses dados consideram as configurações do usuário e a política de privacidade apresentada pelo Google. Por fim, o relatório de todo o Estado pode ser encontrado clicando aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.