O governador Beto Richa participou da inauguração de nova unidade da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com a ampliação do parque, a empresa vai produzir 100 mil carros a mais por ano.
O investimento nesta etapa do empreendimento foi de 500 milhões de reais e resultou na geração de 1.200 novos empregos. O projeto de expansão da montadora, que ainda pretende investir um bilhão e meio na fábrica até 2015, conta com apoio do Governo do Estado, por meio de incentivos do programa Paraná Competitivo.
O governador afirmou que a presença da Renault no Paraná desperta o interesse de outros grandes grupos empresariais, nacionais e internacionais, em investir no Estado. A Renault gera no Estado 6.500 empregos e outros 25 mil indiretos por meio de fornecedores. A obra exigiu que a montadora parasse a produção de veículos durante oito semanas, enquanto 1.500 operários trabalharam 24 horas por dia para finalizar o projeto.
Com a ampliação, a empresa eleva a capacidade de produção da fábrica paranaense de 280 mil para 380 mil veículos por ano. Os investimentos da Renault somam mais de 20 bilhões de reais atraídos para o Estado nos últimos dois anos, no maior ciclo de industrialização da história do Paraná, com o programa Paraná Competitivo.
A empresa também anunciou a conclusão e a doação de uma escola para a cidade de São José dos Pinhais, que vai atender 120 crianças, e doou dois veículos para o Provopar Estadual, para auxiliar nos projetos sociais do órgão. Desde a implantação, nos anos 1990, a Renault já investiu dois bilhões e 700 milhões no Paraná.