22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Representantes da Azul estarão em Guarapuava para apresentação técnica

Na próxima quinta feira (10), diretores da companhia vão apresentar o plano de atuação da empresa no município

aviao-azul

A realização de voos comerciais em Guarapuava pela companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras está cada vez mais próxima. Na próxima quinta feira (10), os diretores da Azul, Ronaldo Veras e Daniel Tkacz, estarão no município para uma apresentação técnica e operacional da companhia. O encontro, que será aberto a imprensa, é considerado estratégico para o alinhamento de expectativas entre a empresa, o poder público e a população do terceiro planalto.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico e inovação de Guarapuava, Sandro Abdanur, um briefing sobre a reunião está terminando de ser montado, porém, ele adianta que, entre os assuntos a serem abordados, devem estar as conexões que Guarapuava terá, tempo de voo e preço de passagens.

“Será uma reunião para a apresentação do plano de atuação da empresa. O encontro é para deixar os objetivos da Azul às claras, frente as necessidades que o município apresenta”, explicou Abdanur ao Portal RSN.

O AEROPORTO

Em uma obra orçada em quase R$ 10 milhões, as melhorias que estão sendo realizadas no Aeroporto Tancredo Tomas de Farias beneficiam, principalmente, a mobilidade e o acesso ao espaço, além, claro, de passar a atender as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realização de voos comerciais, que serão iniciados pela Azul ainda este ano.

Em abril, durante entrevista ao Portal RSN, o engenheiro civil responsável, Halmuth Brandtner, da Prefeitura de Guarapuava, estimou que a obra será concluída em 60 dias. No dia 15 de março deste ano, o Governo do Estado do Paraná também tinha emitido um comunicado onde dava este mesmo prazo para a conclusão da obra.

“Nossa previsão inicial de entrega era para o final de 2017, mas com as chuvas houve um atraso na pavimentação do pátio de manobras, estágio em que nos encontramos hoje. Outro motivo para o atraso foi que nós estávamos terminando de fechar os investimentos para o terminal, que será feito inteiramente com parcerias privadas”.

Pista de decolagem do aeroporto (Foto: SeCom)

De acordo com Brandtner, uma das principais mudanças na estrutura do aeroporto diz respeito ao pátio de manobras, que passou de 1740 metros quadrados para 7040m². Outra mudança importante é no terminal de passageiros do aeroporto, que tem um investimento aproximado de R$ 1 milhão através de parceria com o setor privado. O novo terminal tem uma área de 980m². Há, ainda, uma taxiway, que atravessará todo o aeroporto.

Um dos poucos locais que não sofreu alteração com as obras foi a pista de decolagem, que tem 1437 metros. Ela já cumpria os requisitos pré-estabelecidos pela ANAC.

Após a entrega das obras, representantes da ANAC virão ao aeroporto para fiscalização e validação das adequações. O prazo que ANAC pede para emitir o relatório com a sua posição sobre a obra é de 120 dias. Só após esta liberação é que os voos comerciais estarão liberados em Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo