O coordenador da Banda Jovem de Reserva do Iguaçu Odair José Nunes da Silva e o maestro Edilson Luis dos Santos participaram do Congresso Técnico da Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas. O evento aconteceu no dia 23 de março. A pauta do encontro tratou sobre o regulamento do Campeonato Paranaense que é realizado anualmente. O pedido de sugestões e demais contribuições marcou o evento. Uma das prioridades é ter mais rigor nas avaliações, já que que surgiram duas solicitações para abertura do processo que possibilita a revisão de resultados, sob a suspeição de possíveis erros avaliativos durante o concurso de 2012. Outro tema debatido foram os problemas que a entidade vem enfrentando, principalmente, em 2012.
“O ano de 2012 foi bastante problemático para as corporações musicais”, diz o presidente da federação paranaense, José Carlos por se tratar de um ano político, o que impediu que várias bandas e fanfarras participassem do Campeonato Paranaense.
Atualmente a Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas conta com aproximadamente 100 filiados, as quais contribuem anualmente para dar suporte financeiro e possibilitar a realização do Campeonato Paranaense. Nesse ano, vários eventos como festivais, campeonatos e oficinas serão realizados, devendo os regentes de corporações musicais interessados, entrarem em contato com o presidente da federação a partir do endereço eletrônico: www.fpfb.mus.br. “É importante o incentivo da administração pública para possibilitar o apoio às corporações musicais, pois não queremos que essa arte acabe”, diz o presidente.