22/08/2023
Política

Requião faz um discurso saudosista e relembra sua infância em Guarapuava

imagem-9246

Guarapuava – Inspirado e saudosista. Foi assim que se mostrou o governador Roberto Requião durante a solenidade comemorativa aos 150 anos da instalação da Comarca de Guarapuava hoje, quarta-feira (6) no Clube Guaíra.
Antes, porém, elogiou o conteúdo e a performance apresentados na peça “Tempo Real” produzida e apresentada pela Companhia de Teatro Arte&Manha. A estréia teatral marcou o início da solenidade que teve quase 1 hora de atraso.
A peça que faz um passeio pela história da corte real no Brasil passando pela história de Guarapuava relatando fatos históricos sem perder o humor.
“Estou impressionado com a qualidade do grupo teatral que mostrou um espetáculo inteligente e criativo”, elogiou Requião no início do seu pronunciamento. “Isso é fruto de um processo cultural e civilizatório”, observou.
O governador preferiu retratar por meio de suas palavras a Guarapuava da sua infância.
A mãe de Requião é guarapuavana e o governador ilustrou o seu discurso resgatando fatos que marcaram a sua infância na cidade.
“Os dados históricos mostrados pelo grupo de teatro e a erudição do Procurador Geral da Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto e do prefeito Carli merecem destaque, mas gostaria de me aprofundar um pouco mais sobre a história que não é contada nos livros”, disse Requião. Carli e Olympio recuperaram fatos históricos do município.
“A Guarapuava da minha infância é um pouco diferente da Guarapuava histórica. É a Guarapuava dos imigrantes. Lembro do Vilacqua montado em sua sela inglesa desfilando pelas ruas da cidade sobre o seu cavalo. Lembro também do Ildefonso Marques que foi repreendido pela polícia porque seu Ford Bigode não tinha placas e na noite, junto com seus amigos de bar, sequestrou várias placas de outros carros e amarrou as 30 placas no seu Ford. Desafiando a polícia, saiu pelas ruas da cidade.
Lembro também quando a cidade inteira enxergava um disco voador e eu, nos meus 11 anos de idade, não conseguia ver. Guarapuava viu o que eu não consegui ver”, relembrou o governador.
Em seguida garantiu que a nova sede do Forum Desembargador Guarita Cartaxo será construída. “O projeto já está pronto, faltando apenas alguns detalhes dos projetos hidraúlicos e elétrico. Antecipamos a concorrência pública”, afirmou.
Requião também não poupou elogios à juíza diretora do Forum Christine K. Bittencourt, que também é juíza corregedora dos presídios.
“A qualidade do sistema penitenciário do Paraná deu um salto e se deve à exigente e competente juíza Christine Bittencourt. A iniciativa dela e que me convenceu a manter a Penitenciária (PIG) de Guarapuava poderá se traduzir numa referência do que podem ser as penitenciárias no futuro”, disse o governador expondo a sua preocupação com o sistema no futuro governo do Paraná.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo