quinta-feira, 10 de jul. de 2025
Blog da Cris Paraná

Requião Filho é o novo nome do PDT

Requião Filho se filia ao PDT e assume a presidência do Partido no Paraná, no dia 16 em Brasília, ao lado de 'Requião Pai' e do deputado Goura

Requião Filho (Foto: RSN)

A filiação de Requião Filho ao PDT, marcada para o próximo dia 16, tomou conta da pauta política no Paraná neste quase fim de semana. Trata-se de movimento estratégico que reconfigura o tabuleiro político do Paraná com vistas à sucessão de Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) em 2026. Em um evento na sede nacional do partido, em Brasília, o deputado estadual oficializará a entrada na legenda ao lado do pai, o ex-governador Roberto Requião. Figura histórica, combativa, o ex-governador reforça o peso simbólico e político da ocasião. Nesse dia, Requião Filho assume a presidência do Partido no Paraná.

A força de Requião Filho na corrida ao Palácio Iguaçu, portanto, não deve ser subestimada. Com 18% das intenções de voto na última pesquisa da ‘Futura Inteligência’, o deputado desponta como um nome competitivo. Afinal, tem capacidade de romper a hegemonia da máquina governista e de catalisar o campo progressista em torno de uma candidatura unificada. O projeto dele, ‘Paraná em Movimento’, lançado em maio, por exemplo, tem como objetivo justamente construir um plano de governo plural, participativo e enraizado nas demandas da população paranaense.

COALIZÃO

Requião Filho rompeu com o PT no início de 2025, após atritos internos e diferenças de orientação estratégica. Apesar da saída, o deputado tem evitado o discurso de ruptura total com o partido e não descarta, inclusive, a construção de uma frente de esquerda mais ampla. A perspectiva de uma coalizão com o próprio PT e outras siglas como PSOL, PV e até setores do MDB progressista está em aberto. Trata-se de um esforço de articulação que dependerá de maturidade política e da disposição de superar vaidades e disputas passadas.

O apoio do presidente estadual do PDT, deputado Goura, é peça-chave nessa equação. O consenso entre os dois evita disputas internas e fortalece o projeto pedetista como uma candidatura viável, de viés programático e com credenciais na defesa de políticas públicas, sobretudo em áreas como educação, transporte, meio ambiente e desenvolvimento regional.

Ambos compartilham valores históricos do trabalhismo e da esquerda democrática, o que amplia a coerência do projeto frente ao eleitorado. Tanto é que os dois, mais o deputado Professor Lemos (PT) estavam juntos na audiência pública sobre ‘Hortas Urbanas e Segurança Alimentar’, nessa quinta (3), na Assembleia Legislativa do Paraná.

CURI x GUTO

Enquanto isso, do lado governista, Ratinho Junior se vê às voltas com uma disputa prematura entre potenciais herdeiros políticos. Alexandre Curi, deputado influente e experiente, antecipou a pré-campanha e incomodou aliados. Guto Silva, ex-secretário da Casa Civil, também articula nos bastidores, buscando ocupar um espaço mais técnico e institucional. A divisão interna na base do governador, que até pouco tempo parecia monolítica, pode favorecer candidaturas alternativas, caso não haja um consenso rápido.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.