Ao vivo
Guarapuava - PR · 21°C Predominantemente nublado
Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal Em breve Agenda completa da região no Portal RSN Shows Feiras, cultura, esporte e serviços em um só lugar Volte todo dia Saiba o que acontece antes de sair de casa Portal RSN Sua agenda regional, atualizada para quem acompanha o portal

"Reserva de vagas" nas ruas gera polêmica

Cristina Esteche
Cristina Esteche Jornalista
2 min de leitura

Diego Canci

É comum encontrar em frente as lojas de Guarapuava cones de trânsito guardando vagas de estacionamento público. Isso prejudica muito as pessoas que trafegam pelo centro da cidade e buscam um lugar para estacionar.

O contador Maicon Douglas de Melo é um dos motoristas que se diz revoltado com a situação. Ele afirma que muitas vezes precisa rodar o centro da cidade procurando uma vaga para parar seu carro.

Na maioria das vezes a alegação dos lojistas é de que tal vaga “reservada” servirá para a carga ou descarga de produtos. A sinalização, porém, indica que o horário reservado para esse tipo de situação nessas vagas, é entre às 18h e 9h da manhã.

Segundo o coordenador do Guaratran, Altair Bonassa, reservar estacionamento é uma situação irregular, mas o problema é que nem o Guaratran nem a Polícia Militar tem poder legal de multar quem faz isso. “Se for algo rápido é claro que pode colocar os cones, até mesmo para sinalizar e alertar os motoristas. O grande problema é quando a situação é abusiva. É nesse sentido que tentamos fiscalizar”.

Bonassa revela que o Guaratran tem à disposição apenas uma viatura, e é com ela que se fazem as averiguações dessas reclamações. “É difícil fiscalizar toda a cidade, mas quando nós vamos até o local e vemos que a situação é irregular, recolhemos os cones e orientamos os lojistas para que eles não voltem a fazer isso”, garante ele.

Nada impede que as pessoas, mesmo com os cones, estacionem nas vagas “reservadas”. É nesse sentido que o Coordenador do Guaratran deixa uma orientação também aos motoristas. “O condutor pode retirar os cones e estacionar na vaga, mas a nossa orientação é para que os motoristas entrem em contato conosco primeiro, para evitar conflito”, destaca.

Compartilhar