22/08/2023


Política Região

Reserva do Iguaçu e Palmital recebem caminhões compactadores de lixo

Entrega foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Jr e atinge 48 municípios paranaenses. Caminhões-pipas também fazem parte do conjunto de repasse

ratinho

Reserva do Iguaçu e Palmital recebem caminhões compactadores de lixo. Entrega foi feita pelo governador Ratinho Junior (Foto: AEN)

Palmital e Reserva do Iguaçu receberam nesta quarta (12) caminhões compactadores de lixo orgânico. A entrega foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e integra um conjunto de veículos de apoio a ações de sustentabilidade nas cidades. Conforme o Governo, ao todo foram liberados 16 caminhões de coleta seletiva (tipo baú), 20 caminhões-pipa e 15 caminhões compactadores de lixo orgânico para 48 municípios do Paraná. O investimento total do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, é de R$ 11,2 milhões.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a entrega é resultado de um investimento que contou com emendas parlamentares. Já está em licitação um novo lote com 50 novos caminhões. “Os municípios precisam de apoio para modernizar as suas frotas porque sozinhos têm dificuldades para tirar esse dinheiro do caixa. Esses veículos custam mais de R$ 200 mil. Também ajuda a criar o hábito e a cultura da coleta seletiva e da destinação responsável dos resíduos orgânicos”.

CAMINHÕES

Os caminhões-pipa têm múltiplas utilidades e vão ajudar no abastecimento de água, no combate a incêndios, na higienização de calçadas e ruas, e nas estradas rurais. Conforme o Governo, os caminhões de coleta seletiva são fundamentais para o recolhimento dos materiais recicláveis e a geração de renda para as cooperativas que trabalham com esses materiais. Os compactadores vão modernizar a frota de municípios que contam com caminhões muito antigos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo