22/08/2023

Reserva do Iguaçu pede desmembramento da Comarca de Pinhão

A morosidade na emissão de documentos no Cartório de Registro de Imóveis de Pinhão provocou o pedido para que o município de Reserva do Iguaçu mude de comarca. A solicitação está sendo feita pelo prefeito Sebastião Campos com o aval da Associação Comercial e Empresarial de Reserva do Iguaçu, Câmara de Vereadores e pelo prefeito de Mangueirinha , Albari Guimorvam Fonseca dos Santos (Guimo). Uma comitiva esteve na segunda-feira (29) em audiência no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná referendando a transferência de Comarca.

“Há tempos já mandamos um documento para o TJ pedindo que Reserva do Iguaçu passe a ser atendida em Mangueirinha e neste semana fizemos uma comitiva de lideranças e fomos até Curitiba confirmar esse pedido”, disse Campos à RSN. A resposta deverá ser dada até 13 de setembro de 2011.

De acordo com o prefeito, a comunidade está sendo prejudicada pela demora nos processos de registros de imóveis. “Há muita dificuldade no atendimento pelo cartório de Pinhão. O processo é muito demorado. Para se ter uma ideia um processo que deveria ser atendido em uma semana leva até anos”, exemplifica.

Há um ano e meio o município promoveu a regularização fundiária de 941 lotes e até o momento nenhuma família recebeu a documentação. Outra dificuldade encontrada pela comunidade de Reserva do Iguaçu em relação ao município de Pinhão e que é favorável a Mangueirinha é a distância e as condições da estrada. “A distância entre Reserva do Iguaçu e Pinhão é de 44 quilômetros sendo 26 quilômetros de estrada de chão. Já para ir a Mangueirinha a distância é de apenas 35 quilômetros e temos uma estrada inteira com pavimentação asfáltica”, observa Campos.

A RSN tentou entrar em contato com o cartório em Pinhão, mas a informação obtida é de que a linha telefônica e a internet do cartório estão com defeito, não sendo possível nenhum contato nesse sentido. Mesmo assim, a RSN encaminhou um fax (a ligação telefônica não chama, cai direto no fax) e não obteve retorno.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.