Mesmo faltando mais de um mês para o maior jantar solidário da Região Centro-Sul, restam poucos convites à venda. Afinal, neste ano, a Festa do Soquete de Carneiro e Paçoca de Pinhão, marca um quarto de século de generosidade em Guarapuava. De acordo com Eduardo Christi, que coordena esta edição, durante esses 25 anos, as seis Lojas Maçônicas compartilham o compromisso com a solidariedade e o cuidado com o próximo.
E tudo isso pode ser comprovado na noite de 24 de agosto, a partir das 20h, no Centro de Eventos ‘Cidade dos Lagos’. De acordo com a coordenação da festa, ao comprar o convite você vai estar contribuindo com projetos de 10 entidades sociais e outros pequenos projetos. O Portal RSN é patrocinador Ouro da Festa, ao lado de outras empresas.
Conforme a organização, neste ano a festa atinge a capacidade máxima, com mais de 2,7 mil convites colocados à venda. Além do cardápio, atrações musicais vão animar a noite.
RESGATE CULTURAL
Muito mais do que um jantar solidário, a festa é um resgate cultural. No Sul, ‘soquete’ é designativo de “carne com ossos, cozida e servida com pirão”. Nas fazendas guarapuavanas, geralmente era o aproveitamento da carne mais rija e menos nobre dos carneiros capões, mais velhos.
Conforme a história, a pele com lã servia para o feitio de pelegos, indispensáveis nas montarias e camas dos tropeiros nas longas caminhadas. Igualmente, era sobre o pelego que dormiam os escravos e os peões, ao pé do fogo, nas frias noites de inverno. O termo entrou para o vocabulário da Região, após a integração ao tropeirismo.
Leia outras notícias no Portal RSN.