22/08/2023



Brasil Política

Resultado de eleição na Argentina serve como alerta para Lula

Se Lula não melhorar economia de modo que a população sinta essas melhorias, a extrema-direita pode retornar ao poder, diz cientista política

Portal RSN Milei

Um dia após a vitória nas urnas, o presidente eleito na Argentina Javier Milei faz o primeiro pronunciamento. Nesta segunda (20), em entrevista à Rádio Continental, o economista se deu um prazo entre 18 e 24 meses para conter a inflação. Atualmente os índices batem na casa dos 140% anuais. O resultado é o empobrecimento de cerca de 40% da população. Ele também confirmou outra proposta polêmica de campanha. Disse que vai extinguir o Banco Central e, portanto, avança na dolarização da economia.

Mas para entender o cenário político e econômico da Argentina é preciso analisar o ‘pano de fundo’ da situação. É preciso avaliar a partir de diferentes analistas e de diferentes espectros ideológicos. Sob essa condição, no entanto, há um ponto em comum que é a não superação da crise que começou lá em 1990 com o governo do ex-presidente Carlos Menem. No primeiro governo, ele forjou um ‘boom’ econômico; no segundo, uma crise traumática que seguiu penalizando o povo com as políticas neoliberais.

(Foto: Divulgação)

De acordo com a professora Elisa Freitas, analista em Geopolítica, professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso, é nesse contexto que a ascensão de uma rede de extrema-direita internacional consegue se capilarizar. Ou seja, “nos meios sociais fragilizados pela economia neoliberal que as empobreceram [as classes médias]”.

Para a professora que também é colaboradora do Posgrado Diplomado en Geopolítica do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), o uso intensivo das redes sociais que difundem as narrativas antissistema e criminaliza a política, fato que marca a crise da democracia liberal. “É neste contexto que figuras como Milei ascendem com um discurso antissistema e se autoafirmando como anarco-capitalista”.

ALERTA PARA O GOVERNO LULA

A professora Elisa Freitas, que também é autora do livro Energia, poder e território: a geopolítica dos recursos energéticos sob a hegemonia do capitalismo”, faz uma observação. Conforme a especialista, o impacto da vitória do Milei para o Brasil e entorno poderá ser o enfraquecimento do Mercosul; desestabilização política no contexto sul-americano.

A Argentina é a segunda maior parceira comercial do Brasil. Portanto resultados positivos ou negativos nas decisões políticas com reflexo na economia daquele país, podem influenciar de alguma forma a economia e o cenário político brasileiro.

Elisa Freitas lembra que em 2024 no Brasil haverá eleições para prefeitos e vereadores que estão na base do sistema político. “Serve de alerta de que se o governo Lula não melhorar a economia de modo que a população sinta concretamente essas melhorias, a extrema-direita pode retornar ao poder com novos atores”.

*Ouça o  áudio da professora Elisa Freitas em entrevista concedida ao Portal RSN.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo