22/08/2023
Geral

Retirada de lombadas em Guarapuava é objeto de estudo pelo Guaratran

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

Profissionais do Guaratran e do Detran-Pr, estudam a possibilidade da retirada de alguma lombadas das ruas de Guarapuava. Segundo Cesar Sanches, engenheiro de tráfego da SURG (Guaratran) a retirada dos quebra molas, tem como objetivo dar mais agilidade ao transito, principalmente para os veículos de emergência, como bombeiros e policia, e também para as linhas de ônibus.

O processo de avaliação já ocorre desde meados deste ano, e segundo Cesar deve durar até o fim de ano. Ruas como a Guaíra, Tiradentes e Avenida Moacir Julio Silvestri, já sofreram alterações em suas lombadas.

O processo para modificação nos sinais de trânsitos, é baseada nas normas do CONTRAN ( Conselho Nacional de Transito) que especifica por exemplo, que não podem haver lombadas próximos a curvas e também em subidas acentuadas.

Apesar de algumas lombadas estarem fora de regulamentação, e por isso  deverão ser retiradas, Sanches afirma que Guarapuava não apresenta grandes problemas com os redutores de velocidade “ Guarapuava não apresenta grande problemas, quando comparado a outras cidades. Foz do Iguaçu por exemplo tem quase duas mil lombadas, Guarapuava temos apenas cerca de duzentas , o que implica na retirada de muito poucas desses redutores”.

Sanches ainda afirma que o processo de instalação das lombadas, foi todo mediado pelo COMUTRA (Conselho Municipal de Transito), que após estudos dos locais, apreciava ou não o pedido da população pelos redutores.

Apesar da retirada das lombadas, placas e outras formas de sinalização devem ser aplicadas nos locais, visando conter o excesso de velocidade dos motoristas.

 

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;
mso-fareast-language:EN-US;}

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.