22/08/2023



Guarapuava Política

Reunião com Cida Borghetti pode definir por curso de medicina na Unicentro

Cesar Filho, Cristina Silvestri e Aldo Bona estão em Curitiba nesta segunda feira para tentar articular a liberação

unicentro santa cruz

Ganha corpo o movimento pela implantação do curso de medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), neste início do mandato da governadora Cida Borghetti.

Na tarde desta segunda feira (14), o reitor da instituição, Aldo Bona, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho e Cristina Silvestri se reúnem com a governadora para tentar incluir na agenda a assinatura do decreto que autoriza o curso no terceiro planalto.

“Estamos tentando essa agenda, aproveitando a possível vinda da governadora a Guarapuava para a posse do novo titular da SETI, Décio Sperandio”, disse Bona. Embora esse compromisso esteja pré-agendado para a sexta (18), o cerimonial da governadora não confirma a vinda.

“Está tudo indo muito bem, mas ainda não temos uma resposta oficial. Vamos reunir com a governadora para tratar deste assunto”, disse o prefeito ao Portal RSN.

A luta pela implantação do curso de medicina na Unicentro é histórica. O curso já chegou a ser anunciado pelo ex-governador Jaime Lerner, mas acabou não sendo viabilizado.

Em 2014, o então secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), João Carlos Gomes, um ano depois que os estudos para a implantação do curso tinham sido iniciados, disse que como Guarapuava terá um Hospital Regional, o curso público de medicina transformou-se em uma das prioridades.

Essa afirmação foi confirmada pelo ex-secretário estadual de Saú­­de, Michele Caputo Neto, na época, ao afirmar que a tendência é de que o hospital consiga estimular a implantação de medicina na instituição. Seria um processo semelhante ao que ocorreu com o curso de medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que foi instalado após a edificação de um hospital regional na cidade. O hospital facilitará a instalação do curso para que sejam ministradas aulas práticas.

O reitor da Unicentro, Aldo Bona, em contato com o Portal RSN nesta segunda (14), lembrou que já foi finalizado o projeto pedagógico do curso de medicina na instituição.

“Para o primeiro ano do curso já temos a estrutura necessária que são os laboratórios e as salas de aula”. Segundo o reitor, o curso será sediado no campus do Cedeteg, onde já funcionam os demais na área da saúde, como enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, nutrição, educação física.

A Unicentro também possui o curso de Residência Médica, que já formou a primeira turma em 2017. Hoje sete médicos fazem o curso de especialização e prestam serviços no Hospital São Vicente de Paulo e nas unidades básicas de saúde. Com duração de dois anos e com características de pós-graduação lato sensu, sob forma de treinamento em serviço, o programa está sendo desenvolvido há dois anos.

A criação do curso de medicina na região preenche um vácuo apontado pelo Ministério da Saúde. Com um universo de 500 mil habitantes na região, Guarapuava atrai para si a demanda de pacientes que buscam atendimento médico em centros maiores. Os cursos mais próximos são em Cascavel e em Ponta Grossa.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo