Da Redação, com Assessoria
Nesta terça-feira (10), o deputado federal Assis do Couto esteve com a diretoria da Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná), com o objetivo principal de debater uma possível perda de direitos previdenciários destes trabalhadores, com as reformas que podem ser propostas dentro do ajuste fiscal do Governo Federal. A reunião aconteceu na sede da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), em Brasília (DF). Além do deputado, participaram da reunião Marcos Brambilla, Marucha Detorazi, Carlos Gabiatto, e Alexandre Leal dos Santos.
De acordo com Marcos Brambilla, a diretoria da entidade está preocupada com a possibilidade de reforma da previdência rural. “Chamamos o deputado Assis, colocamos o ponto de vista sindical, e tivemos algumas sugestões tanto no campo jurídico, quanto no campo de organização dos trabalhadores”, disse. “Nós entendemos que ele é papel fundamental neste processo, neste debate, até por ter domínio total da matéria e ser, de fato, um trabalhador rural”, acrescentou.
Um dos encaminhamentos resultantes do encontro foi a criação de uma articulação permanente, com mais conhecimento e conteúdo, que envolva a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, a qual o deputado Assis é vice-presidente. “Os ajustes contidos na atual proposta desvalorizam a existência dos sindicatos como entidades representativas. Retira poderes da entidade sindical. Entendemos que ainda são propostas, mas estas foram criadas sem uma conversa com a base. Por isso, queremos combater essas propostas na fonte”, discorreu Marcos.
O deputado federal Assis do Couto acatou a ideia de criação do grupo permanente de debate, que envolva a Contag, a Featep, e Parlamento. “Agora vamos trabalhar pela criação deste grupo. Ver quais são os deputados que estão dispostos a aprofundar este debate e trazer a tona informações relevantes. Não podemos deixar que os direitos previdenciários dos trabalhadores rurais sejam retirados. Nós lutamos tanto por estes direitos. Não deixaremos eles escaparem por entre nossos dedos”, afirmou.