22/08/2023



Agronegócio

Reunião debate direitos dos trabalhadores rurais

Da Redação, com Assessoria

Nesta terça-feira (10), o deputado federal Assis do Couto esteve com a diretoria da Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná), com o objetivo principal de debater uma possível perda de direitos previdenciários destes trabalhadores, com as reformas que podem ser propostas dentro do ajuste fiscal do Governo Federal. A reunião aconteceu na sede da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), em Brasília (DF). Além do deputado, participaram da reunião Marcos Brambilla, Marucha Detorazi, Carlos Gabiatto, e Alexandre Leal dos Santos.

De acordo com Marcos Brambilla, a diretoria da entidade está preocupada com a possibilidade de reforma da previdência rural. “Chamamos o deputado Assis, colocamos o ponto de vista sindical, e tivemos algumas sugestões tanto no campo jurídico, quanto no campo de organização dos trabalhadores”, disse. “Nós entendemos que ele é papel fundamental neste processo, neste debate, até por ter domínio total da matéria e ser, de fato, um trabalhador rural”, acrescentou.

Um dos encaminhamentos resultantes do encontro foi a criação de uma articulação permanente, com mais conhecimento e conteúdo, que envolva a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, a qual o deputado Assis é vice-presidente. “Os ajustes contidos na atual proposta desvalorizam a existência dos sindicatos como entidades representativas. Retira poderes da entidade sindical. Entendemos que ainda são propostas, mas estas foram criadas sem uma conversa com a base. Por isso, queremos combater essas propostas na fonte”, discorreu Marcos.

O deputado federal Assis do Couto acatou a ideia de criação do grupo permanente de debate, que envolva a Contag, a Featep, e Parlamento. “Agora vamos trabalhar pela criação deste grupo. Ver quais são os deputados que estão dispostos a aprofundar este debate e trazer a tona informações relevantes. Não podemos deixar que os direitos previdenciários dos trabalhadores rurais sejam retirados. Nós lutamos tanto por estes direitos. Não deixaremos eles escaparem por entre nossos dedos”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo