Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – O meio ambiente foi pauta de uma reunião realizada na última segunda (22), entre o Prefeito Emerson Julio Ribeiro, secretários municipais e a presidência do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMA) de Reserva do Iguaçu. O objetivo foi de discutir ações em favor da qualidade de vida da população e do meio ambiente.
A principal demanda levantada foi em relação à coleta de lixo e do material reciclável. Boa parte dos resíduos coletados pode ser reaproveitada pela associação de catadores, o que por falta de estrutura e da conscientização da população, está indo parar no aterro sanitário, ocasionando a sua superlotação.
Durante o encontro também foram apontados outros problemas que contribuem para a degradação do meio ambiente, como por exemplo, o despejo de resíduos em terrenos baldios, a poluição de áreas de preservação, de fontes de água e de córregos que cortam a cidade. De acordo com o CMA, boa parte da poluição fluvial tem sido ocasionada pelos ribeirinhos.
O presidente do CMA, Julio Cezar dos Santos, disse que o objetivo, a partir dos problemas levantados, é de realizar ações conjuntas entre o poder público, conselho e população. “Estaremos realizando um trabalho preventivo com o envolvimento de todos. A partir de algumas ações, vamos prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da população, e inclusive gerar economia aos cofres públicos”, disse.
O Prefeito Emerson destacou que a questão do meio ambiente merece atenção da mesma forma que as demais necessidades do município. Ele também disse que a implantação de ações de preservação ambiental é um caso de urgência.
“O meio ambiente é um assunto que merece atenção, justamente por refletir na vida das pessoas e no local onde elas vivem. Fizemos esse encontro para desenvolver ações concretas, pois só assim teremos uma vida com mais qualidade e que acima de tudo, respeite o meio ambiente”, disse Emerson.
METAS
Para resolver o problema da coleta de resíduos, a Prefeitura pretende realizar campanhas educativas e instalar lixeiras em pontos estratégicos de cada rua da cidade, para que os moradores separem os resíduos corretamente. Em relação ao despejo de resíduos em terrenos baldios, será realizado, no dia 9 de março, um mutirão de limpeza que coletará todo o tipo de resíduo ou entulho depositado em frente às residências. A ação será realizada na sede do município e na Vila Copel.
Para reverter a poluição pluvial, a meta é de realizar, no dia Dia Mundial da Água, uma ação de conscientização dos ribeirinhos e a limpeza dos córregos e fontes de água.