22/08/2023
Política

Reunião discute Plano de Habitação para baixa renda

imagem-26147

Uma reunião marcada para às 19 horas desta quarta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Guarapuava vai expor o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social. Esse plano é uma exigência do Ministério das Cidades e objetiva permitir o acesso à moradia adequada aos segmentos populacionais de renda familiar mensal de até 3 salários mínimos em localidades urbanas e rurais.

Em Guarapuava os números do déficit habitacional divergem. O prefeito Fernando Ribas Carli, recentemente, disse que faltam cerca de quatro mil casas. Já o Escritório Regional da Companhia de Habitação (Cohapar) em Guarapuava, estimava que esse número se aproxime de sete mil unidades. Os números reais, porém, devem ser apresentados nesta quarta-feira durante a reunião na Câmara.

Nos últimos anos não houve nenhum programa de construção de núcleos habitacionais no município. O que deverá ser entregue nos próximos dias são 500 unidades construídas em parceria com a iniciativa privada dentro do programa federal Minha Casa Minha Vida.

CONSTRUÇÃO DE 600 UNIDADES
Por intermédio do deputado estadual Cesar Filho, a Cohapar liberou em 2011 a construção de 600 casas populares. Destas, 360 já tem área assegurada no Residencial 2000, cuja doação foi efetivada ainda na gestão do ex-prefeito Vitor Hugo Burko.

De acordo com Edony Kluber, chefe do Escritório Regional da Cohapar em Guarapuava, a Prefeitura, porém, tem que garantir a pavimentação asfáltica das ruas onde as casas serão construídas, além de outras obras de infraestrutura.
“Essas áreas ficam entre casas que já estão construídas e, por isso, não dá para financiar a pavimentação. Como precisamos também da anuência da Caixa Econômica Federal será preciso uma ação conjunta entre o Estado, o Município e o Governo Federal”, observa Edony.

Em relação as outras 240 unidades ainda falta a doação de área por parte do município. De acordo com Edony Kluber, na segunda-feira (16), o secretário municipal de Habitação Francisco Andreatta esteve em Curitiba quando reuniu-se com secretário Mounir Chaowiche.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo