Em mais uma ação em prol da criação de um fundo indenizatório para brucelose e tuberculose, representantes do CSA´s da região e lideranças do setor vão se reunir com o secretário de agricultura do Estado do Paraná, Norberto Ortigara, nesta quarta-feira (17), às 10h30 em Curitiba.
Na reunião agendada com o secretário estadual de agricultura, pretende-se apresentar a discussão sobre a possível criação de um fundo estadual que dê amparo ao produtor rural, que tiver prejuízo por abate sanitário devido à tuberculose e brucelose. Além disso, também serão abordados temas como: atuação dos conselhos municipais de sanidade agropecuária (CSA´s) e a criação de outro fundo de aval para pequenos produtores.
Vão participar da reunião representantes dos CSA´s da região, como o presidente do Sindicato Rural e do CSA de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, a supervisora da Adapar, Ana Lúcia Menon, secretário municipal de agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, chefe do escritório regional da Secretaria Regional de Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná (Seab), Arthur Bittencourt e o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, o Estado precisa se preocupar com a questão sanitária animal e humana. “Quem está sofrendo os danos são, principalmente, os pequenos produtores. O fundo seria uma maneira de fixar o homem no campo, dar renda ao produtor. E indiretamente, a medida traz beneficio para o Paraná como um todo, porque com o desenvolvimento das questões sanitárias no Estado, se tem uma maior receita e amplia mercados internacionais”, afirma Botelho.
Além disso, o presidente do Sindicato Rural declara que o problema de sanidade também tem consequências sociais. “Muitos produtores preferem deixar as propriedades e estão se mudando para periferias das grandes cidades, sem renda e oportunidade de trabalho”, opina Botelho.
O secretario de agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, também falou da importância da reunião e da criação do fundo para o setor produtivo, especialmente, para a cadeia produtiva do leite. “É importante que a Secretaria de Estado da Agricultura saiba da mobilização que os produtores estão fazendo para que se crie esse fundo, que é um problema não só da nossa região, mas de todo o Paraná”.
Vezzaro comentou que Ortigara pode articular a questão em nível político e apoiar a realização do fundo. “Seria um amparo ao agricultor, o fundo daria mais segurança para erradicar as duas doenças. Além disso, o principal benefício é no sentido de eliminar as doenças e termos sanidade agropecuária, abrindo mais portas para exportação”, declarou Vezzaro.
Proposta de criação do fundo indenizatório
No Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Sanidade Animal (CSA´s) realizado em Guarapuava, no dia 5 de julho, no anfiteatro do Sindicato Rural, representantes dos CSA´s, dos municípios de Guarapuava, Turvo, Pinhão, Reserva do Iguaçu, Candói, Cantagalo, Campina do Simão e Prudentópolis, decidiram apoiar e solicitar a criação de um fundo indenizatório estadual, visando à erradicação das doenças de tuberculose e brucelose.