Quem mora em Guarapuava sabe muito bem que o Parque Recreativo Jordão é um dos pontos turísticos mais concorridos da cidade. A cerca de cinco quilômetros do Centro, a beleza do vale que abre já no início da serra na avenida Rubem Siqueira Ribas, é um convite à contemplação.
Entretanto, a avenida que começa no Parque Linear do bairro Trianon, precisa de cuidados permanentes. Embora, a parte urbana tenha recebido recape asfáltico recentemente, na serra a pavimentação está deteriorada. ‘Tapa-buracos’ são feitos ao longo dos anos, mas que perecem pouco tempo depois. Vale lembrar que o asfalto desse trecho até a ponte sobre o Rio Jordão remonta a um dos governos de Álvaro Dias no Paraná.
Todavia, um projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo prevê a revitalização da avenida. E o melhor de tudo isso, segundo o secretário Paulo Dirceu Rosa, é que R$ 10 milhões já estão assegurados. De acordo com Paulo Dirceu, o dinheiro é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu).
Conforme o secretário, esse é o primeiro projeto elaborado dentro do novo conceito do Centro de Planejamento Urbano de Guarapuava (Ceplug). Ou seja, são 17 engenheiros e arquitetos que trabalham de forma unificada. De acordo com o projeto arquitetônico, a revitalização prevê oito quilômetros de alterações. “A partir do Parque Linear do Trianon até a rótula do Mirante será obra urbana. A partir dali será uma estrada nova”.
“MENINA DOS OLHOS”
Assegurando que essa obra é a “menina dos olhos” da gestão no Planejamento, o secretário antecipa alguns dados. Um deles é o alargamento da pista que terá ciclo-faixa com no mínimo dois metros de largura. A arborização e o plantio de flores (hortências) ao longo da avenida estão previstas. “Na primeira curva do mirante à esquerda haverá um belvedere (espécie de mirante). Ali terá bicicletário, mesas, bebedouro e jardim”.
No entanto, na descida da serra, ali onde há uma fonte natural de água, haverá espaço para que as pessoas possam sentar. De acordo com o secretário, a iluminação será mais baixa, com instalação subterrânea em LED já prevista pela parceria público privada (PPP). No entanto, tudo seguirá por dois quilômetros após a ponte sobre o Rio Jordão. “Esse trecho receberá pavimentação asfáltica até a entrada da localidade de Junqueira, acesso ao distrito de Entre Rios”.
Segundo Paulo Dirceu, o levantamento topográfico já encontra-se concluído. Haverá necessidade de desapropriações. E a previsão é que a obra comece em janeiro de 2022 com conclusão em setembro do mesmo ano.
Leia outras notícias no Portal RSN.