Reserva do Iguaçu está protagonizando uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. O trabalho está sendo realizado por profissionais da Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS, desde a manhã desta segunda (12) com o objetivo de mobilizar a população na luta pelo fim da violência sexual.
De acordo com a psicóloga Lucieli Nierotka, em Reserva do Iguaçu são acompanhados 40 casos de abuso, violência e exploração sexual que chegam até o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) por meio de denúncias. “Contudo, no Brasil, a cada um que é denunciado, existem outros 20 que não são denunciados”, diz Lucieli.
Nesta segunda, a equipe de profissionais distribuiu panfletos em todo comércio local e colou cartazes em vários pontos da cidade. Também foram distribuídos folders da Campanha Nacional Faça Bonito, que também tem como objetivo mobilizar a sociedade para o combate, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante a semana, as profissionais estarão fazendo pedágio informativo, palestras em comunidades do interior do município, atividades educativas e recreativas para alunos do Projovem.
Para a assistente social Soeli Caldas Ribeiro, o papel da população é muito importante na luta pela causa. “A atitude de cada um pode ajudar a mudar os índices de violência e abuso contra crianças e adolescentes em nossa sociedade”, disse Soeli que também destacou a importância da denúncia. “Violência contra crianças e adolescentes não combina com Reserva do Iguaçu, portanto, denuncie.”
Para denunciar qualquer suspeita ou caso de abuso ou exploração sexual basta entrar em contato pelos telefones:
CREAS: (42) 36518041
CONSELHO TUTELAR: (42) 36518040
DELEGACIA DE POLÍCIA: (42) 36511402
MINISTÉRIO PÚBLICO: (42) 36771464