Fotos e texto: Lizi Dalenogari
O Ginásio Joaquim Prestes, em Guarapuava, será nesta noite de sexta feira (23), a partir das 20h, o palco de grandes lutas. São 16 competidores que irão realizar combates decisivos e que marcarão suas carreiras. O Top Fight Brasil vai dar o devido reconhecimento aos atletas das categorias Muay Thai, MMA e Kickboxing.
Mas um colecionador de vitórias chama a atenção entre os competidores. Ele é Ricardo Prasel, atleta de alto rendimento de 23 anos, que não pará de vencer lutas. Ele é multicampeão estadual de jiu jitsu, e nas lutas em pé quer provar também o seu valor. Para se destacar também no kickboxing (luta desta noite), ele treinou sob as orientações do técnico e ídolo Célio Rodrigues. “Estou fazendo de tudo, me dedicando ao máximo para entrar com tudo, com todo meu potencial no MMA. E o Célio tem sido fundamental nesta caminhada, me ajudando imensamente principalmente na trocação. O meu irmão Rafael Prasel é meu parceiraço e vamos ganhar isso juntos”, destaca o lutador.
Ricardo e o irmão Rafael Prasel
Ele enfrenta o atleta Diógenes Moreira e Silva pela categoria até 94 kg, e promete homagear o pai Edelbert Ervino Prasel, conhecido como Dede ou Alemão, que faleceu em outubro do ano passado, seu grande incentivador e de seu irmão. A luta será a sétima da noite.
Para o atleta Célio Rodrigues, 43 anos, que faz a luta principal com Albert Tápia, atleta americano, será a oportunidade de se tornar o único tetracampeão mundial na modalidade.
O atleta brasileiro aceitou abaixar de categoria para não correr o risco de colocar nenhum de seus três títulos em risco. “Posso vencer e orgulhar ainda mais nosso país, o Paraná e os guarapuavanos. Os treinos pesadíssimos me deram condições para isso e vou resolver no tatame”, afirma Célio.
Ricardo treina com o irmão Rafael