22/08/2023
Política

Richa ´antecipa´ desincompatibilização ao assinar edital para restauração de pré

Curitiba –  O prefeito de Curitiba, Beto Richa, praticamente antecipou a sua desincompatibilização, que oficialmente acontece no dia 30, ao assinar nesta quarta-feira (24) o edital de licitação para a a restauração do Palácio Rio Branco, prédio histórico da Câmara Municipal de Curitiba.
Cercado pela imprensa, Richa fez um balanço de suas realizações os cinco anos em que passou à frente de sua prefeitura e afirmou que este é o presente que pretende deixar para Curitiba, que completa 317 anos no próximo dia 29 de março.
“São 5.550 obras realizadas e mais um grande leque de ordens de serviço que estão assinadas todos os dias nos bairros da capital. Hoje (quarta-feira), por exemplo, estaremos em Santa Felicidade. Amanhã (quinta-feira) lançaremos o Programa Tudo Aqui, que pretende ampliar os serviços ofertados nas Ruas da Cidadania, descentralizando o atendimento da prefeitura e facilitando a vida do cidadão.”
Richa disse ainda que transfere o cargo de prefeito para o vice Luciano Ducci (PSB), na próxima terça-feira, com muita tranquilidade. Certo de que o trabalho delineado e o programa de governo registrado em cartório será respeitado até 2012.
“Me desincompatibilizo do cargo mas continuo à disposição de todos os vereadores e da população curitibana. É com muito orgulho que cultivo essa relação de amizade que já dura cinco anos”.
E completou: “Me sinto liberado pela população da capital para disputar o governo do estado do Paraná. E isso ficou muito bem demonstrado nas manifestações que tenho recebido em toda a cidade”.

Licitação
A assinatura do edital de restauração do Palácio Rio Branco deve ter início em cerca de três meses. O prazo máximo para entrega de envelopes termina no dia 20 de abril. Em seguida, uma Comissão da Câmara terá 60 dias para analisar as propostas.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), a empresa vencedora da licitação terá o prazo de dez meses para entregar a obra pronta. “Estamos calculando que até abril de 2011 o prédio esteja totalmente restaurado”, afirmou.
O centenáro Palácio Rio Branco foi construído em 1890 e passou a ser sede da Câmara Municipal em 1963. Antes, abrigava a Assembleia Legislativa do Paraná.
Segundo Derosso, os recursos para a restauração do prédio foram captados de um fundo da Câmara Municipal. “Em 2009, deveríamos devolver R$ 4,3 milhões para os cofres públicos, valor representado em corte de gastos feito pela Casa. O que fizemos foi reservar R$ 2 milhões para as obras de restauração”, afirmou Derosso.
Para o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o Palácio Rio Branco tem um valor histórico, arquitetônico e sentimental para Curitiba. Por isso a importância em restaurá-lo”.

Da assessoria do Professor Galdino

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo