22/08/2023
Política

Richa defende deputados

imagem-91008

Cristina Esteche, com assessoria

 O governador Beto Richa  disse que a  Assembleia Legislativa do Paraná  tem 54 deputados que, independente de sua posição partidária ou de seu voto no projeto de ajustes da ParanaPrevidência, são deputados eleitos pelo voto popular. "Eles representam todos os paranaenses e têm o direito de exercer as suas funções sem pressões nem coação". A referência é a manifestação popular contrária à readequação do sistema previdenciário do Estado que causou atos de repressão e violência em torno da Assembleia Legislativa. 

Richa lembrou que o projeto, elaborado por técnicos da ParanaPrevidência, com acompanhamento do Ministério Público, foi “ampla e democraticamente” debatido com os representantes do funcionalismo público nos últimos dois meses. Alguns itens da proposta original foram suprimidos a pedido dos servidores e propostas do fórum sindical foram contempladas no texto final enviado à Assembleia Legislativa.

“O projeto foi construído em parceria com os servidores, de forma cautelosa e criteriosa, com estudos atuariais de técnicos independentes e da ParanaPrevidência”.

O governador ressaltou que o novo plano de custeio da ParanaPrevidência garante a sua sustentabilidade atuarial e financeira no longo prazo (35 anos), com futuros aportes do Estado e dos royalties de Itaipu. Além disso, uma comissão paritária, com participação de representantes dos servidores, analisará ao longo do tempo novas fórmulas de atualização atuarial e financeira da ParanaPrevidência.

Ele lamentou que lideranças sindicais "disseminem boatos e mentiras" a respeito do projeto para tentar manipular a opinião pública e os professores estaduais.

“O fundo de previdência dos servidores públicos paranaenses será referência nacional por sua solidez e sua sustentabilidade”, acrescentou. "E vamos continuar valorizando os servidores públicos e os profissionais de educação". 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo