Por Cristina Esteche
A festa política foi azul e amarela em Curitiba neste domingo (29), quando o tucanato paranaense lotou as dependências do Paraná Clube, com uma estimativa em torno de 5 mil pessoas, para confirmar governador Beto Richa como candidato à reeleição. Num pronunciamento ao lado de Fernanda Richa, da mãe Arlete, dos filhos, e irmãos, Beto Richa disse que deseja continua a fazer um “governo democrático, justo, honesto, um governo que não precisa usar da truculência para se impor”, disse numa crítica ao senador Roberto Requião, do PMDB. “Não podemos deixar que o Paraná caia de novo em mãos erradas”.
Enfático, Richa citou os avanços conquistados pelo Paraná em menos de quatro anos de governo, como a redução da pobreza ao menor nível já registrado no Estado, as conquistas na educação, na saúde e na segurança e a volta dos grandes investimentos ao Paraná. “Tenho orgulho por tudo o que já conquistamos, por conseguir devolver ao Paraná a autoestima e o desejo de retomar o progresso”, afirmou Richa. “Conseguimos fazer, em três anos e meio, muito mais do que se fez nos oito anos anteriores.”
Antes, porém, o senador Alvaro Dias, também candidato à reeleição, lembrou que a economia no Paraná cresceu o dobro que a do Brasil em 2013. “Com Beto Richa no governo, o Paraná é um exemplo nacional de desenvolvimento. A mudança que está acontecendo aqui precisa acontecer em todo o País”, disse Dias.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni, destacou que o Paraná voltou a ter credibilidade e que Beto Richa está fazendo um governo livre de corrupção.
Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Ademar Traiano citou as realizações de Beto Richa para o crescimento local, como a valorização dos policiais, que têm o maior salário do Brasil. “De um lado está o Paraná do respeito construído por Beto Richa. Do outro, o Paraná do retrocesso. Não podemos voltar atrás”.
Após os pronunciamentos e as sessões de fotos com candidatos e lideranças do interior do Estado, Beto Richa almoçou no restaurante Madalosso, com Aécio Neves, candidato à presidência da República. Aécio prestigiou a convenção tucana em São Paulo e foi a Curitiba. Para Aécio Neves, Richa é um dos melhores gestores públicos do Brasil. "Por isso, deve continuar à frente do governo para que o Paraná possa continuar crescendo”.