22/08/2023
Política

Richa diz que vai buscar equilíbrio para índice de reajuste da energia elétrica

imagem-74306

Por Cristina Esteche Foto: Lizi Dalenogari

O governador Beto Richa disse em Guarapuava na tarde desta quinta (26) que vai buscar um percentual equilibrado para a tarifa da energia elétrica. “Não vou onerar a população com um aumento de 35% como propõe a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], mas também não posso quebrar a Copel como o Governo Federal está fazendo com a Petrobras”, criticou,  referindo-se ao reajuste do preço do combustível que sendo freado pelo governo até depois das eleições de outubro.

Embora ainda não tenha posição sobre qual será o valor do reajuste, Richa disse que vai buscar um equilíbrio.

Após o anúncio  feito pela Aneel autorizando a Copel a reajustar em 35%  a tarifa da energia elétrica no Paraná,  se disse surpreso e pediu a suspensão do aumento. O pedido de suspensão foi aprovado pelo Conselho de Administração da Copel e encaminhado à Aneel. O efeito suspensivo permitirá ao Governo e à Copel estudar uma proposta de um reajuste menor, para evitar o impacto do repasse integral aos consumidores. “Nós temos que preservar o interesse público e preservar os nossos consumidores”, disse Richa. 
 É preciso deixar claro que o reajuste foi proposto pela Aneel e o governo federal. Eu não aceito”, afirmou Richa.

Ele explicou que do reajuste total proposto pela Aneel, apenas 1,5% se refere a custos da estatal paranaense de energia. “O resto todo é da gestão do governo federal e da Aneel para não faltar energia no País. É o uso das (usinas) térmicas a custos elevadíssimos. É o custo Brasil”, afirmou o governador. 

CFLO SUSPENDE REAJUSTE

A Companhia Força e Luz do Oeste (CFLO) informou em nota que o reajuste tarifário da distribuidora aprovado nesta semana pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está temporariamente suspenso em razão do cancelamento pela agência reguladora do reajuste de tarifa da Copel (Companhia Paranaense de Energia), da qual a CFLO compra a energia e o seu transporte até a área de concessão. Por este motivo, o reajuste na tarifa da Copel tem impacto direto no aumento da tarifa de energia da CFLO.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo